Quanto vale um amigo?
Há alguns dias atrás, recebi por e-mail um texto como sendo de autoria de Max Gheringer, um dos super consultores das grandes empresas e um dos grandes colunistas das grandes mídias, em que ele expunha que no mundo profissional o importante não era ter amigos e, sim, não ter inimigos. Uma vez que um favor feito é mais rapidamente esquecido do que uma ofensa e que no trabalho você pode ter um colega que julga um grande amigo, mas você percebe que era um mero colega quando um dos dois muda de emprego.
As relações de interesse têm dominado fortemente o nosso ambiente e o que mais vemos, hoje em dia, é que a amizade tem sofrido um completo desmanche do seu significado. Hoje, se você tem o telefone de uma pessoa ou sabe onde mora, talvez possa julgar que seja seu amigo. Mas, o que a vida nos ensina é que a amizade só tem valor e força quando ela é provada.
Há cerca de duas semanas, por uma completa infelicidade, quebrei o tornozelo e tive que me submeter a uma intervenção cirúrgica. Foi um momento muito difícil na minha vida, uma vez que nem ponto eu havia tomado anteriormente. Por diversas vezes, eu me sentia sozinho, triste e ficava me questionando o porquê de aquilo ter acontecido comigo. Mas, recebi muito apoio naqueles dias em que estive internado, foram oito dias ao todo. Pude ver que família é sempre amiga, independentemente das diferenças, que mãe é uma amiga que você pode levar pro resto de sua vida e que, verdadeiros amigos, mesmo que a vida nos leve a caminhos distantes e diferentes, sempre serão amigos.
É lógico que nesse momento também pude perceber que algumas pessoas que eu achava que eram amigas, não demonstraram tal afeto. Mas isso foi insignificante diante da comprovação que pude ter que existem pessoas que eu nem imaginava que eram minhas amigas e demonstraram ser.
Se existe um sentimento belo, é a amizade. E quando falo de amizade, não falo de um momento de prazer como um chope depois do expediente, uma companhia para compras no shopping, falo de consideração, afeto e cuidado. E a amizade é um sentimento que está atrelado intimamente ao amor, pois não há algo mais bonito e sólido, quando um casal de enamorados consegue ser amigos, quando familiares conseguem ter uma relação de amizade.
Porque muitas coisas passam nas nossas vidas, mas amizade é algo que permanece sem data de validade, independentemente das adversidades e caminhos da nossa existência. Como é bom ter amigos, como é bom saber que existem pessoas que desejam o nosso melhor, que desejam o nosso sucesso e acima de tudo, esforçam-se para que tudo isso seja possível.
A própria Bíblia diz que há amigos mais chegados que um irmão e que amigos se vê em tempos de paz, mas na angústia é que se prova o seu valor. Por isso, se há uma riqueza que devemos lutar para que nossos cestos estejam cheios é a amizade.
O problema é que com a superficialidade dos relacionamentos humanos, a amizade é sempre confundida e acabamos dando brechas para pessoas que não compactuam do sentimento de sucesso que esperamos pra nossas vidas. Isso porque o ser humano tem uma certa carência, que poderíamos dizer inata, que o acompanha e às vezes o faz declinar do correto discernimento.
Contudo, o importante é cultivar bons relacionamentos, saber que existe alguém torcendo, ao menos, por nosso sucesso e que a vida é feita de escolhas e conquistas. E que a sua escolha seja bons relacionamentos e suas conquistas sejam grandes amizades.
Há alguns anos atrás escutei uma linda palestra do Dr. Silmar Coelho que tinha como título “Quanto vale quem você ama?”, onde ele falava a respeito de quanto Jacó trabalhou para Labão até que Rebeca fosse sua esposa. Os costumes antigos diziam que os noivos tinham que pagar dotes aos sogros pelas noivas e quando não dispunham de recursos, eles ofereciam trabalho e que esse tempo de trabalho era calculado pelo sogro e Jacó fora ordenado a trabalhar por sete anos, mas depois desse período, como ele foi enganado pelo sogro, ele trabalhou mais sete anos, para, aí sim, ter Rebeca como esposa. É isso que aquece o nosso coração, é isso que nos vivifica quando pensamos que as coisas estão muito distantes em nossas vidas. Não importa a distancia de um amigo, o poder aquisitivo de um amigo, o tempo de amizade, ele sempre terá um preço muito maior do que podemos pagar!