BOA MODA BRASILEIRA

Hoje, na folia de levar convites, estive com várias pessoas. Na primeira casa que bati, às onze da manhã, encontrei a senhora que juntamente com seu falecido marido foi amiga de meus também falecidos tios. Elegantíssimamente vestida e penteada, ela esperava filhos e netos para irem almoçar. Assim que entrei, ela se propôs a fazer um cafezinho. Recusei, é claro, agradecendo. Imagine, ir para a cozinha, podia até sujar a roupa. Ficamos na sala conversando, ela relembrando peripécias vividas com meus parentes em viagens a Parati e estadas em S.Paulo. Logo seu filho chegou e ela comentou: Nem servi nada, a Beti (outro apelido meu) gosta de cafezinho, mas amargo! Achei um barato ela não ter esquecido esse detalhe.

A visita seguinte, lá pelas onze e quarenta, foi para outra senhora que em criança brincava na casa das minhas tias-avós. Eu a conheci há poucos anos, quando nos cruzamos na rua e ela, olhando bem pra mim, perguntou ‘por acaso você é sobrinha da dona Alicinha?’ Acertou na mosca! De lá para cá, me tornei sua amiga, e de seus filhos também. Mas hoje foi a primeira vez que entrei em sua casa e além da boa prosa, tive a surpresa de ser recebida à moda antiga. De repente a filha surgiu na sala carregando uma linda bandeja cheia de pequenos cálices e uma garrafa de vinho do Porto, acompanhado de finos biscoitinhos. Viajei... Há quanto tempo não via isto? Era assim que minhas avós tratavam as visitas, sempre servindo licorzinhos, a qualquer hora do dia.

No final da tarde fui ver outra amiga, esta da minha idade, escultora e poeta, graças a quem conheci a Usina de Letras (depois caminhei com minhas próprias pernas – ou mãos – para o Recanto). Eu disse que tinha pouco tempo e nos encaminhamos diretamente para a cozinha, onde conversamos tomando cafezinho.

De lá segui para a casa de mais outra amiga e nos aboletamos no sofá. No meio da conversa, ela se levantou dizendo ‘vamos tomar um cafezinho’? Fomos para a cozinha e lá estava, em lugar de honra, o xodó da família: a maquininha de café expresso!