Algumas verdades sobre a felicidade
Acredito, eu, que a maioria das pessoas têm como principal objetivo na vida, ser feliz. Constantemente, pessoas altamente capacitadas nos expõem que o primordial para qualquer coisa que façamos em nossas vidas é que isto provoque felicidade.
Freqüentemente, alguns jovens quando têm que decidir que carreira universitária seguir, ouvem dos especialistas que o importante é estar feliz na profissão escolhida e que isso é maior até que a vocação.
A felicidade é algo que qualquer ser humano sabe identificar os seus sintomas e como deve buscá-la. Mas, o que muito me estranha é que apesar de termos total consciência de tudo isso, me pergunto o porquê de existirem tantas pessoas infelizes ou estarmos algumas vezes em nossas vidas, totalmente infelizes.
Não quero ser o dono da verdade, mas vou expor algumas coisas que percebo do comportamento humano, aí eu também me incluo, que talvez sejam motivos para não estarmos felizes.
Geralmente, condicionamos nossa felicidade a alguém, a algum acontecimento ou alguma conquista. Quantas pessoas não acharam que só seriam felizes se casassem ou vivessem com determinadas pessoas, que só seriam felizes se recebessem uma tal promoção ou chefia, ou quantas pessoas não acharam que só estariam felizes se alcançassem aquela casa própria ou aquele carro?
O que a vida nos ensina é que muitas coisas podem ocorrer diferente ou independentemente dos nossos planos. E isso é o maior problema para lidarmos. Não sabemos lidar com frustrações. Não conseguimos perceber que o sucesso desejado, muitas vezes depende do aprendizado dos fracassos e com isso, nos fechamos para muitas coisas boas que podemos alcançar em nossas vidas.
E esquecemos que o mais importante é não deixar de acreditar, é não deixar que nossos sonhos morram, é não deixar que as circunstancias e adversidades da vida não turvem o foco do nosso horizonte e reconhecermos que o primeiro passo para estar feliz é estar feliz consigo mesmo. Obviamente, porque se a pessoa não estiver feliz consigo mesma, ela não consegue valorizar nenhuma das oportunidades e conquistas que a vida lhe apresenta e não sei como explicar, talvez os catedráticos tenham alguma explicação científica para isso, mas quando estamos felizes conosco, parece que existe uma atração para coisas boas, talvez porque felicidade promove felicidade e tudo parece que toma um ajuste natural em nossas vidas.
Mas, um ponto importante que não podemos deixar de ressaltar é que qualquer felicidade será efêmera, se ela não estiver debaixo da vontade de Deus. E que se as nossas expectativas estiverem debaixo da vontade de Deus, mesmo que as conquistas demorem, a felicidade é possível.
Por isso, não perca a oportunidade de crer na felicidade, não perca a oportunidade de refazer elos que você julgava que estavam perdidos, não perca a oportunidade de simplesmente fazer o dia de uma outra pessoa mais alegre e feliz.
Talvez, você não tenha noção do quanto é importante uma visita, um telefonema, um envio de um sms, e-mail, scrap, entre outros. Mas, quem recebe, com certeza sabe valorizar cada um desses gestos.
Por isso, absorva a idéia central desse texto que é desprender você de tudo que impede sua felicidade. Se for preciso você passar por cima do orgulho, passe. Se for preciso você dar o primeiro passo, dê. Se for preciso você se humilhar, se humilhe. Sabe, por que? Porque o que na verdade você está fazendo é gritando em alto e bom som que está querendo felicidade. Seja feliz, independentemente da opinião e julgamento dos outros. Nada disso importa. O que importa é ser feliz!