RELIGIÃO E FÉ
Religião, crença, fé, não se discute. É algo pessoal e intransferível. Cada ser está no seu degrau evolutivo, por isso as diferentes crenças e religiões. Alguns procuram nelas o consolo. Outros querem conhecer as coisas da alma. Outros querem ir mais além, aliando a isso tudo o desejo de uma explicação para a vida e suas nuances. Fé, porém, é algo mais. É um estado de espírito que independe de religião. Podemos não seguir nenhuma crença religiosa e possuirmos uma fé muito grande. Assim como podemos frequentar, anos a fio, uma determinada religião, sem conseguirmos aquela fé inabalável que nos impulsiona o viver.
Eu acredito na fé raciocinada, aquela que encontra explicação para os fatos da existência. Porque a fé cega, muitas vezes, leva ao radicalismo. Prova disso são as religiões que não permitem o ecumenismo e, se o seguidor não questionar, pode gerar preconceitos.
Deus é um só. Os homens é que criaram as religiões e se adonaram Dele. Se todos são "donos" de Deus, quantos deuses existem? Porque, em sendo assim, deve existir mais do que um Deus! A palavra de Jesus foi uma só. No entanto, cada religião a adaptou a seu modo, surgindo interpretações diversas, diferenciadas, em muito, uma da outra.
O homem deturpa tudo o que toca. E, em se relacionando à fé, isso é nocivo pois leva à divisões. E são essas divisões que, ao longo da História, provocaram tantas guerras, tantos assassinatos, tantos martírios. Tanta injustiça em nome de Deus! Isso é uma contra senso. Deus é amor. Jesus vivenciou esse amor aceitando e acolhendo a todos, derrubando preconceitos e pregando a justiça e a igualdade entre os homens.
Deus é universal. Jesus é universal. O amor é universal. O que é próprio, intrínseco e pessoal é a fé. E a maneira de expressarmos essa fé. Fé em si próprio, fé na vida, fé nas pessoas, fé no amor, fé em Deus.