TUDO SE TRANSFORMA

Ontem fiz o arroz que um dia a Iaci denominou ‘au sobret’, mas na verdade de sobret só tinha ele mesmo, cozido na véspera com pedacinhos de batata e finas rodelas de cenoura. Para não repeti-lo requentado, exatamente igual, resolvi incrementar. Então acrescentei outros ingredientes e zás, como num passe de mágica, ele se transformou.

Primeiramente cortei pedaços de queijo branco magro, outros de queijo ‘amarelo’ e rasguei finas fatias de peito de peru. Numa tigela, quebrei um ovo, misturando a clara e a gema (sem bater) com um pouco de leite desnatado, fondor e bastante queijo ralado. Enquanto isso, a vagem picadinha cozinhava no vapor.

O passo seguinte foi molhar o arroz com aquele ‘ovo’ e em seguida juntar os outros ingredientes, misturando tudo muito bem. Depois de posto num pirex untado, e transparente, salpiquei queijo ralado. Levei ao forno por uns vinte minutos, só mesmo para esquentar e dourar um pouquinho. Se deixasse muito tempo podia secar e não ficaria do meu gosto.

Ao retirá-lo fumegante, levei para a mesa um belo prato: arroz amarelinho todo colorido de verde e cenoura e ainda dourado por cima.

Filés de frango grelhados acompanharam meu delicioso ‘arroz au sobret’.

Comemos bastante, no entanto... ainda sobrou!

Agora não dá mais para transformar o sobret sobrado, só mesmo esquentar, e assim mesmo, no microondas...