O PONTO DE VISTA DO CÃO

Para quem tem cachorros em casa, talvez não seja novidade, mas li uma reportagem e transcrevo algumas coisas que achei interessantes. Você sabia por que os cães:

_ botam o focinho para fora da janela do carro? Porque eles conhecem o mundo mais pelo olfato e assim podem ter contato com os odores transportados pelo vento, obtendo informações sobre pessoas, animais e alimentos.

_ urinam no poste? Não é para marcar o território, como se pensa. O xixi no poste é um recado para outros cães sobre sua presença, a frequência com que passa por ali, sua saúde sexual e seu interesse em copular.

_ preferem dormir na cama do dono? Para um cão, lugar confortável é o que tem cheiros amigáveis. A cama comprada em pet shop, perfumada, não é páreo para os odores do dono após uma noite de sono.

_ cheiram tudo? Para eles o cheiro equivale à visão humana. Ao cheirar o sapato de um recém chegado, o cão consegue saber onde a pessoa andou, se teve contato com outros animais, se fez sexo recentemente. Tempo também é cheiro: o passado é odor enfraquecido; algo novo tem fragrância forte. O costume de lavar cães com shampoo é terrível para eles: é como se fossem apagados os fatos dos últimos dias.

O animal domesticado se tornou especialista nas reações humanas. Ele percebe o sentido pela entonação da voz e é capaz de diferenciar o elogio da reprimenda. Da mesma forma, ele olha para o rosto humano em busca de informações, orientações e segurança. No final, é mesmo o melhor amigo do homem.

O convívio permitiu ao homem entender bastante bem o comportamento canino. Mas também levou à concepção emotiva de que, de certa forma, o totó tem um lado humano, ainda que insista em fazer xixi no poste.

* Fonte: Revista Veja.

Giustina
Enviado por Giustina em 21/05/2010
Reeditado em 11/02/2014
Código do texto: T2271552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.