AS RAZÕES PARA SER FELIZ...

Às vezes me pergunto até aonde devemos ir para ter sucesso na vida? Outra pergunta vem aditada: Mas o sucesso é a única coisa que procuro na vida? Algumas vezes vejo pessoas se escravizando no mundo dos negócios com a justificativa de que o investimento precisa alcançar sucesso. A grande indagação que fica é: Será que me tornando refém dessa busca diária, enfrentando tempestades à todo momento, não estou retirando de meu caminho um bom tempo que deveria apreciar nas coisas simples, que não dependem de dinheiro?

É claro que ninguém vence sem trabalho e sem esforço. Cabe aqui uma frase de alguém que conheço: - Não existe nada fácil!. É verdade; nada na vida é fácil, porém, tudo depende da forma em que guiamos a nossa vida. Se escolhermos o caminho do individualismo e da segregação para que possamos colher um resultado que só a mim irá beneficiar, estaremos encerrados num casulo e não encontraremos razões suficientes para nos extasiar.

A vida ativa exige de nós - pessoas batalhadoras - atenção, vibração, vontade, planejamento, ação e grandes doses de otimismo, para que possamos enfrentar as dificuldades que vão surgindo no decorrer da caminhada. Isso é o que se espera de quem pretende tornar eficiente o seu mister e, como consequência disso, alcançar sucesso e glória no que realiza. Alcançar essas metas, não significa, necessariamente, que haja enriquecimento, ou que o trabalho tenha produzido explendor na pessoa desse batalhador. O que importa, no final, é que a obra individual tenha sido concretizada e o resultado tenha sido obtido com satisfação, sem melindres e sem subterfúgios escusos. Esse contexto irá permitir que o autor da obra se sinta realizado e feliz.

Entretanto, nós temos um organismo a ser respeitado. Nosso corpo é comparado ao dia e à noite. Um é ativo e eficiente no dinamismo do mundo, o outro é opaco, reticente, silencioso e sereno. Nosso coração pode bater em compasso de atleta durante o dia, mas chegou o escurecer, deve reduzir seus pulsares, para que haja uma harmonia entre o corpo e alma. Qualquer desequilíbrio sintomático que se prolongue por determinado tempo irá desencadear reações no organismo, que num primeiro momento causa distúrbios e depois (se não tratado), rumará para doenças muitas vezes incuráveis.

Nesse compasso entre vida a ativa e vida reticente iremos observar um fenômeno de aceleração e desaceleração que lembra muito uma corrida de Fórmula 1, onde os pilotos são obrigados e trilhar determinada pista, cheias de curvas e de subidas e descidas, que influem significativamente na fluência do motor em equilíbrio com a estabilidade e todos os aparatos de engenharia que movem o veloz carro de corrida. Assim é nosso corpo que oscila entre altas acelerações e que muitas vezes, quando tem de desacelerar, seu piloto continua a 'enfiar o pé no acelerador' mesmo sabendo que seu motor não comporta tamanha exigência de força. Todos essas questões, quando cotejadas com o nosso corpo e nossa alma, irão dimensionar como são nossos comportamentos perante a vida e que de forma direta influenciam na nossa saúde pessoal.

Considero que a felicidade se funde no combustível e na aerodinâmica da nossa máquina. Ou melhor, esses dois ingredientes quando são mecanizados demonstram que o combustível quando vai acabando mostra que também se aproxima o fim da competição, conquanto a aerodinâmica deve ser ajustada para que o carro não rodopie ou tombe nos momentos de alta aceleração. Destarte, cabe a cada ser abastecer seu 'tanque' de acordo com o trajeto que irá desenvolver na competição diária e ao mesmo tempo saber que precisa de estabilidade emocional para não cair nas curvas da vida.

Isso tudo a meu ver podemos chamar de sabedoria, que é a união da experiência, da conduta, da moral, da retidão, sem que tal forma de agir seja imperativa ou determinativa, bastando que cada um venha dosar suas energias de acordo com sua capacidade produtiva. Há aqueles que produzem mais num tempo diminuto, conquanto outros precisam de maior reflexibilidade desse tempo, entretanto, cada um poderá chegar a mesmo resultado, ficando aquele que adiantou a tarefa, com alguma sobra que poderá lhe ser útil para repor a maior aceleração.

Enfim, o que importa em tudo que disse é a felicidade, que pode ser buscada nas diversas formas individuais. Cabe, entretanto, a cada indivíduo, entender o que busca e o que lhe basta para ser feliz. Esse postulado é essencial para uma vida saudável e feliz.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 21/05/2010
Código do texto: T2270159