DEBATE CRISTÃO DO AMANHÃ (ESPIRITA, EVANGÉLICO, CATÓLICO E NEANDERTHALENSIS)

CRÔNICA 3ª ¹: DEBATE CRISTÃO DO AMANHÃ.

Certa vez, fui convidado (como observador) para um debate: Debate cristão do amanhã. Este era o titulo e, retirando o endereço: O único impresso que se apresentava no convite.

Fui. Muito mais por não ter o que fazer, do que por vontade de desvendar tal assunto. Chegando lá eis minha surpresa: Havia até rede de TV (uma rede cristã, quase sem audiência, mas havia) transmitindo o evento. Coisa de terceiro mundo em desenvolvimento. Não havia muitos convidados, não quanto aos lugares vagos, mas digamos havia um número até considerável (pelo nível do evento. Sucesso!).

Acomodei-me numa cadeira de metal acolchoada.

À frente, clareado por um grande holofote (mal localizado - por sinal) ficava um palco improvisado, onde cinco pessoas acomodavam-se em uma mesa redonda: Eram os quatro debatedores (Um evangélico, um católico, um espírita e um Homo sapiens neanderthalensis) e o mediador.

Embora a espera tenha sido enfadonha, o debate iniciou-se surpreendentemente acalorado e curioso.

Mediador: - As respostas deverão ter no máximo 15 segundos, deste modo o debate apresentar-se-á mais dinâmico para o meio televisivo (Todos concordaram, menos o neanderthalensis que estava distraído)

1ª pergunta: Onde está Jesus?

Espírita: Jesus reina entre os espíritos evoluídos, e um dia todos nós...

Evangélico: Este é o demônio quem voz fala. (disse com olhar de suspense fazendo graça para as câmeras).

O Espírita contestou com toda pomposidade dos intelectuais: Então, caro senhor; eu sou o demônio? (O evangélico despejou novamente para as câmeras seu olhar de suspense como resposta).

- A vez do padre. Interrompeu o mediador.

Católico: O papa e a bíblia dizem que Jesus reina ao lado...

- Direito do demônio. Completou o evangélico com o mesmo olhar para as câmeras.

O padre calou-se lastimando.

– neanderthalensis sua vez! Indicou o mediador

-Fogo! Gritou o neanderthalensis e disparou uma risada ensurdecedora.

Confesso que como todos; assustei-me, mas logo a figura sentou-se encabulada. Não havia fogo e tudo se normalizara.

Próxima pergunta:

- Para onde vamos ao morrermos?

Espírita:- Vamos para um lugar trânquilo onde...

Evangélico: Onde o demônio nos acariciará com uma faca bem afiada...

Espírita: Ora senhor...

Evangélico: Senhor só há um. E saia deste corpo; espírito ruim. (O olhar de suspense para as câmeras não o abandonava).

Final do tempo, padre sua vez:

Católico: O santíssimo sempre diz que...

Neanderthalensis: Fogo! “Novamente despejou aquela gargalhada ensurdecedora”.

Todos se assustaram igualmente. Algum tempo depois o excelente debate teve seu reinicio (após uma serie de reprovações ditas pelo mediador direcionadas ao neanderthalensis que se sentou acanhado).

Com olhar de reprovação prosseguiu o mediador:

- Quantos serão salvos?

Espírita: Todos. Disse rapidamente o espírita de modo a evitar comentários do incomodo evangélico.

-Agora o senhor:

Evangélico:Veja. Pegou uma folha de papel em branco e arrancou uma das pequenas pontas complementando: - Este serão salvos. Virou-se para o espírita e, com um isqueiro queimou o pedaço maior: - Estes não. (Distribuiu em abundância seu olhar de suspense).

- Agora o senho...

O neanderthalensis estava distraído durante a encenação anterior, mas ao ver o fogo começou a gritar gargalhar em abundância; distribuindo indiscretamente: -Fogo! Fogo!

O padre de trejeitos rápidos e efeminados cobriu as orelhas com as mãos e não deu sua opinião sobre este questionamento.

Com certeza eu arrepender-me-ia muito se não tivesse ido a este debate.

Magnífico!

Contínua...

http://contosjvictor.blogspot.com/