LENHA …

 

    Será que minha meia dúzia de leitores sabe quem é “José Ribamar Coelho Santos” ? Se eu disser que é maranhense da cidade de Arari, já facilitaria sua identificação ?

      E se eu completasse a informação dizendo que ele nasceu em 11de abril de 1966 ? Já sabem de quem se trata ?

     Pois bem, como “José Ribamar” eu jamais saberia  que se tratava de um dos mais talentosos compositores da MPB. Aliás, tive o prazer de mais uma vez ouvir esta belíssima balada hoje cedo quando me dirigia para o meu trabalho.

     “Lenha”, apesar do curtíssimo título é das mais lindas canções que conheço e nos seus versos estão contidos aquela simplicidade que eu simplesmente adoro e aplaudo. Eles traduzem uma gostosa maneira de falar de amor para quem a gente realmente ama.

      Os primeiros versos desta balada são tão lindos que faço questão de transcrevê-los, aproveitando para cantar baixinho, tentando acompanhar o grande músico :

                  “ Eu não sei dizer,
                                                   O que quer dizer,
                    O que vou dizer,
                       Eu amo você
                   Mais não sei o quê,
                    Isso quer dizer …..”

                  É possível que muitos não gostem e nem entendam os versos desta deliciosa música, assim como também contestem o talento do seu autor e cantor. Eu gosto, gosto tanto que sempre que posso procuro escutá-la. Mais adiante, ele prossegue :

                  “Eu não sei por que,
                   Eu teimo em dizer,
                     Que amo você.
                                                  Se eu não sei dizer,
                    O que quer dizer,
                                                       O que vou dizer."

      Esta balada me faz pensar sobre quantas vezes começamos a gostar de uma pessoa, ou às vezes nem mesmo começamos a gostar e já bradamos aos quatro ventos que amamos para toda uma eternidade.

     Sou um pouco cético quando escuto uma pessoa repetir automaticamente e sem nenhuma convicção o “Eu te amo” , como se amar fosse apenas se deslumbrar por um belo corpo, uma voz sensual e olhos que brilham .

    Conheço essas reações como outra coisa , menos como amor. Outras tantas vezes amamos tanto, mas tanto, que não sabemos explicar e muito menos entender como é possível gostar tanto de alguém.

     Como ficamos atormentados com a ausência da pessoa de quem gostamos e, quando estamos ao lado dela, relógios param , chuvas se desviam e o sol até atrasa o seu habitual horário de recolher para continuar iluminando caminhos e abraços de dois seres que de fato se amam.

    Agora, porque intitulei esta croniqueta de “Lenha” ? Simples ! Primeiro porque é como esta balada é conhecida e segundo porque ela termina com o delicioso refrão :

                 "Mas se eu digo venha,
                                                      Você trás a lenha,
                                           Pro meu fogo aquecer...."

     Precisa  dizer  mais ? Precisa   ser mais claro ? Há alguma dúvida que esse sentimento não seja lindo, maravilhoso, único e que, bem, quem não gostaria de repetir esses versos para a amada ou amado ?

     Ah sim, quase ia me esquecendo. Esse magistral poeta da música, o mesmo que foi batizado como “José Ribamar”, no mundo artístico é conhecido como “Zeca Baleiro”. 
      E se querem saber, gosto muito dele, do seu jeitão, das suas letras, da sua música.....

 

                  *******************




(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 20/05/2010
Reeditado em 05/03/2013
Código do texto: T2269544
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.