Vida privada x Estado

Vida Privada x Estado

Não é de hoje a busca de controle do cidadão pelo Estado. A diferença, se é que há diferença, é que nos primórdios da civilização o condicionamento humano se dava através de violência explícita, modernamente se impõe com artifícios mais sutis. Fugindo ao historiamento do processo, vamos apenas lembrar os dez mandamentos da era cristã.

É claro que a crescente urbanização do mundo moderno exige uma normatização para garantir o convívio social estável.

Mas não é disso que se trata, o Estado se arvora disto para, cada vez mais, controlar o cidadão, na sua privacidade, na sua intimidade: “ não desejarás ...”, prescrevendo, em mínimos detalhes a maneira de comportar, de pensar, de sentir: o cidadão deve dirigir com as duas mãos no volante... com até 0,6 g de álcool no sangue... não pode ter preconceito... tem que gostar dos diferentes... como educar os filhos... caso contrário, a lei, a força do Estado, como se a violência, por si só, fosse capaz de dobrar a força indestrutível dos desejos humanos.

Não precisaria tanto, bastaria ao Estado cumprir seu papel de fomentador do trabalho, garantidor da saúde e gestor da educação, estes sim elementos potencialmente capazes de construir cidadão mais hábil em direcionar sua energia instintiva para fins solidários!

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 19/05/2010
Reeditado em 24/05/2010
Código do texto: T2267101
Classificação de conteúdo: seguro