Auxílio reclusão é um enorme absurdo?

Ao ler algumas reportagens a respeito da Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS, e refletir quanto a esse auxílio, que inclusive é mencionado por alguns como: “bolsa marginal" ou "bolsa bandido”. Apesar de alegarem que o auxílio reclusão visa garantir o sustento dos dependentes de presos que pagaram impostos antes da reclusão, os quais não possuem meios ou perspectivas de subsistência de seus dependentes. Declara ainda, tratar-se de um benefício destinado exclusivamente aos dependentes do preso, sem caráter indenizatório, não possuindo o preso nenhum direito sobre ele.

Pergunto: qual controle o estado têm sobre o gasto desse recurso? em algumas situações esse presidiário poderia se beneficiar do recurso e inclusive utilizá-lo para fins? até que ponto esse recurso seria utilizado totalmente pelos dependentes, sabendo que o detento estivesse precisando de dinheiro para sobreviver dentro do presídio? seria justo o estado arcar com o sustento desses dependentes, uma vez que muitos podem ter sido coniventes com esse preso?

De acordo com o site: G1 da Globo o “Governo gasta R$ 4,8 mil por cada preso no regime de segurança máxima” e os demais presos variam entre 1,2 e 1,6 mil, contudo existem os Beiras Mar que se gastam muito mais. Além disso, se pensarmos no fato de milhões de brasileiros trabalharem de sol a sol para ganhar um salário mínimo ou menos, enquanto isso do outro lado são gastos vários salários mínimos para manter um preso no cárcere. Cabemos ressaltar, que os presidiários não estão presos por acaso, eles infringiram as leis e estão pagando por tal ação.

Em contrapartida, poderemos pensar que leis como essas podem favorecer a criminalidade, pois em casos extremos um pai de família ao ver seus filhos passarem necessidades poderá fazer algo com a finalidade de assegurar um auxílio reclusão aos seus dependentes. Observa-se ainda, mesmo que esse detento tenha recolhido uma pequena contribuição à previdência antes de ser condenado, os cidadãos honestos (estado) terão que arcar com uma quantia exorbitante para bancá-lo em uma prisão e mais o auxílio reclusão?

Diante do que foi exposto, e o fato do sistema prisional brasileiro não propiciar boas medidas socioeducativas para recuperar seus presos. Ao contrário, são divulgados com freqüência nos meios de comunicação em massa que a maioria deles volta a cometer crimes mais graves, ou seja conforme é meicionado por alguns "presídio é uma escola de bandidos". Apesar de ser uma legislação em vigor, muitos têm a concepção que esse auxílio é um absurdo e não é justo ao cidadão de bem arcar com os custos que deveriam ser assumidos pelos infratores.