DEIXE O ONTEM NO LUGAR DE SEMPRE.....

 

    Às vezes olho no espelho e me surpreendo de não ser meio encurvado, de não andar como se estivesse carregando um enorme e pesadíssimo saco de batatas nas costas.

       E isso é muito simples de explicar. Durante longos anos da minha vida tive o péssimo costume de sempre carregar nas costas todos os acontecimentos dos dias anteriores, do meu passado, principalmente os de pior lembrança .

      Não foi muito fácil entender e aceitar que sempre deveria ter deixado o ontem no lugar de sempre, quer dizer, o ontem tem que ficar no ontem e ponto ! Não tem como e nem se deve trazer para o hoje o que aconteceu ontem, exatamente igual , com as mesmas sensações e emoções .

      Mesmo os prazeres , os risos, os beijos e os abraços certamente hoje não serão iguais aos de ontem. Talvez nem sejam melhores .

      Tudo bem que lá uma vez ou outra guardar as melhores lembranças do que já tiver acontecido ou  pelo  que  já  passamos não faça tão mal assim.   Afinal de contas, aprende-se muita coisa com o que de pior nos acontece.

        Agora, carregar nas costas e para o resto da vida um enorme e pesado saco com todas as nossas preocupações, frustrações, desenganos, dores e sofrimentos só vai nos fazer caminhar vacilantes, com dificuldade e as costas tortas. E o que é pior, com os peso do passado nas costas, vamos sempre olhar para baixo e aí, sem nenhuma dúvida, dificilmente conseguiremos olhar para a frente e para o alto.

       No meu caso, foi muito difícil abandonar pedras que caíram pelo caminho, flores que secaram, lágrimas derramadas e espinhos que já sangraram muito mais.

       Posso estar enganado, mas durante um longo período da minha vida parecia que era feliz digerindo minhas dores. Sentia enorme dificuldade em olhar para frente e para o alto, como se a luz do sucesso, da felicidade e das alegrias me ofuscassem e eu teimava em não enxergar o que realmente seria o melhor para minha vida.

        Percebi que era muito mais cômodo ficar sentado a beira do caminho, vivendo sempre no ontem e me recusando a aceitar e entender que um novo dia sempre nasce trazendo tudo novo, inclusive o próprio brilho do sol.

        Pensava que era mais mais prático ficar me escondendo do que poderia me acontecer de melhor. Afinal de contas, o ontem já conhecia e o hoje e principalmente o amanhã, o que me reservaria ?

       Mas, ainda bem que percebi meus erros e o conceito  equivocado que tinha sobre o viver a  vida. O ontem, embora tenha sido preenchido com muitas coisas boas, mágicas e inesquecíveis foi ontem, já passou , já era !

        Tenho o hoje para viver intensamente cada minuto e nos intervalos me lembrar que o amanhã poderá ser melhor ainda, dependendo muito da minha maneira de encarar o que virá pela frente.

      De que adianta sentir saudades de algo que comi, bebi ou tive nas mãos ? Resolveria as angústias, as tristezas e as frustrações ? Claro que não ! Pelo menos é o que penso.

        Aliás, sou de opinião que o ontem só serve para ser comparado a um enorme arquivo onde guardamos em pastas cuidadosamente arquivados, com todo carinho e separadas por eventos, aquilo que realmente vale à pena ser guardado para de vez em quando, só de vez em quando, lá uma vez ou outra, ter suas pastas abertas e com as diferenças naturais , possamos sentir as emoções que as doces lembranças podem nos trazer.

        Que fique bem claro que não me tornei um cético , um  homem de gelo, mas apenas estou enxergando melhor. Bem melhor .

       Comparo meu passado e o meu ontem como se fossem um grande álbum de fotografias que frequentemente dou uma olhada e retiro dali as fotos que já não me agradam, substituindo-as por outras mais recentes, mais elaboradas, com mais cor e que me trarão melhores e mais gostosas lembranças.

         Como exemplo, cito uma foto que tirei de um por do sol simplesmente  maravilhoso  quando  estive num hotel  fazenda ano passado.  Lindo,  muito lindo !  E foram dias   simplesmente  inesquecíveis !   Quer coisa melhor prá lembrar do ontem ? Assim até vale á pena ! Só assim ! Mas isso aconteceu num ontem um pouco distante.

        Estou vivendo o hoje, me preparando para melhores e maiores emoções no agora e no amanhã, simples assim.....




                                       *********

 

                              

(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 16/05/2010
Reeditado em 05/03/2013
Código do texto: T2261166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.