Para quem não gosta de poesia.

Há quem diga que não gosta de poesia, mas adora música.

Se apreciar somente música instrumental, tudo bem.

Mas, se gostar de música com letra, eu pergunto: e letra de música é o quê?

Poesia boa nasce com som. Por isso é gostoso ler poesia metrificada. Ou um jogo de palavras tão bem articulado que tem natural sonoridade: a prosa poética.

A poesia tem vida própria: nasce por si e o poeta a elabora, como faz o escultor com o granito, madeira ou outra matéria prima que o atraia.

O escultor manipula e dá a forma que o material lhe sugere. Ele nunca sabe o que criará. O mesmo acontece com o poeta: o escultor das palavras.

Pessoalmente evito trabalhar com temas pré-estabelecidos. Gosto da surpresa da criação. Por isso, tenho sempre à mão lápis e papel: de repente, vem o verso.

Comecei escrevendo um pensamento

Que se tornou denso e virou crônica

Já que o meu amor pela poesia é intenso

Sentimentos que não querem calar

Jorram pelas penas dos poetas que os filtram e

Ao mundo oferecem o néctar

Do que pulsa no seu universo.

A sua arte é perpetuar instantes em versos.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 15/05/2010
Reeditado em 15/04/2011
Código do texto: T2258775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.