Onde encontramos os mestres

Onde encontramos os Mestres

A caminho do trabalho, o jovem que seguia a meu lado começou a falar com grande alegria e espontaneidade; ¬ _ “Esta noite tive um sonho muito feliz, sonhei que conseguia orientar diversas pessoas e no final elas me agradeciam”—Curioso perguntei: _” Orientar em que sentido?”

Ele continuou falando: _” Não me lembro em que sentido orientava as pessoas, deve ser em relação aos talentos...

Quando tenho sonhos assim acordo empolgado, tenho vontade de falar para o mundo inteiro o que penso a respeito das atividades do ser humano, pois acredito que cada um de nós tem uma função especifica nesta vida.”

- Surpreso questionei: _” Que atividades?”

O jovem com voz vibrante explanou: _ “Comparo a nossa sociedade a uma máquina desregulada, as maiorias das peças estão em lugar errado e explico:- existem muitos médicos que gostariam exercer a função de engenheiros e engenheiros sonhando em medicar, vou dar exemplos, às vezes a mídia informa que o mercado está carente de administradores, uma enxurrada de estudantes buscando um bom salário vão fazer administração, o resultado é formar profissionais descontentes, outras vezes a mídia informa que determinada profissão está abarrotada de profissionais, os estudantes que tinham vocação para aquela área, mudam de idéia e vão fazer aquilo que aparentemente é vantajoso em termos de dinheiro.

Enfim a verdadeira vocação, o prazer de exercer atividades que trazem alegria e contentamento fica em segundo plano.”

Comentei: _“Você, acredita que achar a vocação,resolve o problema da nossa sociedade?”

Ele respondeu: _” Claro, é um dos caminhos para o equilíbrio, se todos os seres humanos deixassem de lado a preocupação em ganhar dinheiro, buscando a real vocação, teríamos uma sociedade feliz.

Há um ditado que diz – ‘Quem faz o que gosta, deixa de trabalhar’- sua atividade se torna um prazer. Temos excelentes exemplos de pessoas bem sucedidas porque fazem o que gostam.

Conheci uma moça que era atendente de hospital, estava sempre emburrada e infeliz, maltratava as pessoas. Um dia perguntei por que ela era assim tão irascível, depois de muita conversa descobri que a sua vocação era desenhar vestidos e ser estilista de moda, consegui convencê-la a fazer um curso nesta área, ela mudou de emprego e hoje vive feliz como uma criança, parece que até rejuvenesceu, desenha sem parar e já dá aulas e ganha bem mais que sua antiga atividade. “

Ele parou um pouco de falar, tomou fôlego e continuou:

_”Existe uma lacuna nos nossos modelos de educação, não vejo esforços em ajudar o ser humano a se encontrar em termos de aptidões.

O meu sonho é que no futuro as autoridades educacionais, fiquem atentas a este fato”

Chegamos ao nosso destino, antes que ele se despedisse falei:

__” Quem sabe você cria um modelo para diagnosticar as aptidões?

Com isso vai ajudar muita gente, e tenho que te agradecer, porque foi graças ao seu conselho que resolvi escrever meus pensamentos.

E até me consideram um poeta, embora reconheça que estou longe disso.”

Rimos um pouco, ele apertou minha mão com energia, se despedindo disse:

_” Este sonho pretendo realizar.

Tenha um bom dia... Meu Pai..."

Respondi: _”Tenho certeza que você conseguirá realizá-lo...

Tenha um bom dia... Meu filho...”

Indo embora, conversei sozinho comigo mesmo...

Os mestres caminham ao nosso lado.

Precisamos tirar a venda do orgulho para enxergá-los.

E aprender a ouvir com atenção, o que falam nossos filhos.