UM ENCONTRO IMPORTANTE NO CÉU

UM ENCONTRO IMPORTANTE NO CÉU

YNSO – Poeta Itinerante

Hoje Florianópolis vive seu dia mais importante e ainda dos oitenta e quatros anos da inauguração da Ponte Hercílio Luz, e é neste dia que Hercílio Luz convoca uma reunião celestial lá no paraíso chama os governadores Nereu Ramos, Celso Ramos, Ivo Silveira conhecido entre eles como o Mazzaropi catarinense e Pedro Ivo Campos, o assunto era a velha ponte Hercílio Luz, aquele monumento sonhado pelo então Governador Hercílio Luz no tempo em que governou aquele belo estado brasileiro. Em torno de uma mesa as cinco personalidades catarinenses vão ter que dar explicação ao Velho Hercílio Luz o que aconteceu no tempo em que governaram o seu belo estado depois que o mesmo partiu daquela vida para a eternidade, Hercílio Luz toma a palavra e, se dirige aos presentes com uma breve síntese dos acontecimentos.

- No tempo que governei o meu estado doei até a minha vida para que ele chegasse a ser um estado de fato, rico desenvolvido e sem barcos para chegar ao continente, e ainda mais parece que o povo renegou o barco como transporte rápido e fácil com tecnologia moderna, pois nem cheguei ver tudo o que projetei em vida, apenas meus amigos fizeram uma réplica daquela bela ponte e me apresentaram antes da minha morte, para que eu nunca esquecesse aquele momento, mas o que me deixa triste é saber que a muito tempo a ponte foi fechada e vive por muitos anos em reparo sem êxito, para voltar a ser um meio de ligação ilha continente. E ainda mais depois de tantos prazos para devolver a mesma recuperada e gastando mais do que no meu tempo e fazer a mesma, falam que só em dois mil e doze que a mesma volta a servir aquele belo povo,

Os jornais até comentam que eles vão usar mais quatro bengalas no vão da ponte, isto é um absurdo.

Quero ouvir a opinião de cada um dos governos que por lá transitaram o que realmente aconteceu para chegar a este triste desastre com a minha jóia naquele rico estado.

E deixa a palavra com Nereu Ramos que por mais tempo governou aquele estado de Santa Catarina.

- No meu tempo de governo não foi dos melhores, pois muitos empréstimo tinha a liquidar cada ano e ainda viver num tempo de mudanças depois de uma fase de transição do Império para a republica, muitas revoltas em todo o país e as forças da republica de norte a sul de leste a oeste em lutas sangrentas e no nosso estado tivemos a guerra dos pelados, levantes dos caboclos no planalto o estado tinha uma arrecadação muito pobre, poucas industrias até que veio um novo impulso, lá pelo final da segunda guerra mundial. Veio um novo momento político com novos partidos e cada um com sua filosofia definida e muita ética, em seguida foi eleito o novo presidente e governadores nos estados e com isso finda meu governo sem muitos destaques. Só uma coisa que quero ressaltar sempre conservou a bela ponte com uma manutenção continuada.

O Hercílio Luz chama Celso Ramos que faz o seu relato:

- Quando assumi o governo do Estado de Santa Catarina lá pelo ano de mil novecentos e sessenta o estado estava tendo um colapso de energia elétrica Santa Catarina vivia as escuras as empresas privadas estavam em decadência não tinham recursos para expandir a geração de energia elétrica reuni a minha equipe técnica, pois meu governo não tinha ingerência política e sim uma gerencia técnica com pessoas capacitadas, num planejamento integrado fundei a Celesc, o Banco do Estado de Santa Catarina dando uma nova dinâmica ao estado com um governo visionário, sanei os males da educação melhorei os salários dos professores e de todos os funcionários do estado e no final do meu mandato entreguei um estado saneado com as obrigações em dia, cuidando de todos os bens públicos.

Hercílio Luz convoca Ivo Silveira, que faça o relato do seu governo:

- Quando assumi o governo do meu estado, foi num momento não muito bom dar continuidade ao governo do meu antecessor nem pensava queria mudar nem sei bem porque, No meu governo optei por uma administração mais política do que técnica e nem sei se isso teria sido o melhor naquele momento, já havia uma divisão entre os partidos políticos do meu governo e não consegui alinhavar tudo como queria muitas atividades ficaram fora do meu plano de governo, que não foi bem sucedido. E acho que nem pensei naquela bela ponte construída no seu tempo, pois outra estaria nos planos do próximo governo.

E finalmente Hercílio Luz chama Pedro Ivo Campos para que faça o seu relatório do seu governo:

- Assim se manifesta o Governador Pedro Ivo Campos, no meu governo foi um tempo muito tumultuado depois da sua ponte construíram mais uma ponte e no meu governo veio a terceira ponte, pois o movimento na ilha estava aumentando a cada dia e a sua ponte foi interditada, quando da queda da sua irmã gêmea nos Estados Unidos tudo ficou complicado com uma ponte o trafego fico lento, pois a ilha crescia a cada dia e novamente uma ponte não conseguia suportar aquele trafego, Comigo aconteceu o mesmo que aconteceu com meu ilustre amigo Hercílio, faleci antes da ponte ser inaugurada e também colocaram meu nome na ponte, Ponte Pedro Ivo Campos, logo não era uma ponte charmosa como a sua ponte, mas ponte é ponte, liga um ponto a outro ponto, e assim Florianópolis contava novamente com duas pontes, quem completou meu governo foi o Vice-Governador.

Depois de ouvir todos os relatos Hercílio Luz falou:

- Diante de todos estes entreveros, agora entendi porque a minha ponte foi colocada em último lugar, ou ainda ela deve ser uma fonte de renda de governos e de empresas que nunca vão querer concluir a mesma, mas sugar dos contribuintes tributos e mais tributos para cobrir todos os desmandos, já que nos dias de hoje não temos políticos éticos e honrados como no meu tempo e vamos ver se lá pelo ano de dois mil e doze ela volte a funcionar com todo o esplendor do ano da sua inauguração.

Agradeço a participação de todos neste debate, que veio esclarecer certas dúvidas que pairavam no ar aqui na pátria celestial.

Pátria Celestial 13 de maio de 2010.

mosnyoiram@gmail.com

Asor
Enviado por Asor em 14/05/2010
Código do texto: T2256580