Recordando Sergio Porto e brincando com o Roberto

A propósito da crônica “Ligeireza”, de autoria do Roberto, acho que conheço e sei até o nome da mulata que caiu no corredor do ônibus, deixando de fora a sua “ligeireza”, para a alegria dos passageiros, incluído nessa “alegria” o nosso Robertão, lá em Belô. O leitor, para entender, tem que ler primeiro a crônica do Roberto Rego. Pois é, essa mulata é a Célia Convite, personagem esperta do inesquecível Sergio Porto, e já aproveito para recordá-lo e homenageá-lo, fabuloso cronista do Rio de antigamente, carioquíssimo, morte prematura (45 anos), criador das “Certinhas do Lalau”, amigo do mineiro Paulo Mendes Campos. Quando da passagem da morte do Sergio, Paulo Mendes lembrou-se do último jantar que passou com o Stanislaw, em Belo Horizonte. O restaurante era de luxo, tinha tudo, menos comida mineira... E o Stanislaw só queria era comer arroz, feijão, couve e lingüiça. Mas voltando à mulata: ela era muito vista na frente do Hotel Copacabana- Palace, em época de carnaval, só pra “descolar” um convite, geralmente pago por um paulista, “fissurado” em carnaval carioca. Não saía da praia, em trajes sumaríssimos, biquíni, tamanho "minimalista". Naquela saborosa crônica, ainda me recordo, o amigo do Stanislaw Ponte Preta pergunta se o nome Convite é de família. Vem a explicação: não, seu nome verdadeiro é Célia Pereira. O convite foi acrescentado ao nome, depois que souberam que ela acabou ganhando vários convites da paulistada generosa (de olho nela, naturalmente) para brincar o carnaval no Capacabana-Palace. Ganhou vinte convites, vendeu dezoito e ficou com dois. Agora, vem minha paródia sobre a mulata: alguém perguntou se ela ficou com algum ricaço. – Não, ela apareceu mascarada – Com um paulista? – Também, não. - Apareceu com o namorado dela, um mineiro! Tenho certeza que essa mulata é a Célia Convite, que adora mostrar o biquíni dela. Deve estar querendo um passe anual gratuito da empresa de ônibus. Essa queda foi “armação”, Roberto! Aproveitou a “vaca atolada” (a freada de arrumação). Carioca não se engana! Ela é danadinha! Vai conseguir... Ainda mais que está atualizada para os tempos modernos. Agora, não exibe só o biquíni, não! Revela logo a sua “ligeireza”!