Libertação

Esse papo eu ouvi de um sujeito meio estranho que andava pelas bandas de uma cidadezinha chamada Morro Azul.

Até hoje fico tentando descobrir porque o nome da cidade é esse e confesso ainda não encontrei uma explicação plausível que possa justificar Morro Azul se todos os morros da cidade são verdes.

Esse tal sujeito que pra explicar o nome da cidade me contou uma história que até hoje não engoli direito e está engasgada na minha goela e não desce nem a sopapos como dizia minha avó que também era uma mentirosa de marca maior.

A velha mentia tanto que teve o descaramento de dizer que o rio que passa na sua chácara não passava quando ela era menina, mas o meu avô pai dela mudou o curso do rio por necessida e que ele era um negro tão forte, tão forte que com uma enchada e três moringas d´água cavou uma vala enorme mudando o curso do rio, aproveitando toda água em sua propriedade.

Já parei pra pensar que a minha avó ou não batia bem da bola ou achava que eu e meus irmãos éramos retardados. Bem mas se isso dava à ela satisfação o que fazer?

Voltando ao tal sujeito que dizia que a cidade começou a chamar-se Morro Azul por conta de uma casinha que existia lá no alto do morro há muito tempo atrás e que nela vivia uma família de escravos fugidos de uma fazenda de café.

Bem vocês vão perguntar o que tem a ver Morro Azul com uma fazenda de café e uma cazinha de escravos fujões.Foi o que perguntei ao tal sujeito. Sabem o que o comparsa da minha avó rspondeu? Sua avó bem sabe o porquê.Não acreditei no que ouvia e o sujeito continuou. Os escravos que lá viviam no alto do morro eram tão negros, tão negros que pareciam azuis e disse mais que aquela negritude toda se deu porque eles tomavam muito café e isso contribuiu e muito para ficarem assim tão negros quase azuis.No início viviam no casebre escondidos, mas depois da libertação dos escravos começaram a descer do morro e o povo do vilarejo ao vê-los, assim tão negros, tão azuis, passaram a fazer referência aos Azuis do morro e daí foi ficando os negros do morro azul. Bem como meu avô era o negão que mudou o curso do rio já começo achar que ele mudou também o curso da minha avó, deixando ela também fora de curso. Sabem que ainda não consegui me libertar de tudo isso.Acho que está no sangue e o café também.