O JANTAR DA JULIENNE

Na França podemos chamar a sopa de “soupe” ou “potage”, significam a mesma coisa e ambas são “bouillons”, quer dizer, um cozidão. Mas a sopa de ervilha é sempre designada como “potage Julienne”. Entretanto, a “sopa da Julienne” de que vou falar aqui não tem nada a ver com ervilhas.

Quando estive em casa de minha amiga Julienne, na Bélgica, acompanhei a preparação de um jantar bem diferente dos nossos. Ela fez uma sopa - que chamou de “bouillon” - composta de lagarto, cenouras, vagem e repolho. Mas nada picadinho como costumamos fazer. As cenouras eram cortadas mais ou menos em três partes e as vagens, pela metade. O pedaço de carne foi inteiro para a panela. Primeiro ela deixou o lagarto cozinhar com boa quantidade de água e temperos: sal, cebola, alho, salsinha e cebolinha. Depois, colocou as cenouras e as vagens. Mais para o final do cozimento, acrescentou as folhas de repolho rasgadas e bastante ervas.

Enquanto ela trabalhava e comigo conversava, fiquei ali observando, sentindo o aroma gostoso. Notei, por exemplo, que ela não refogou a cebola e o alho, o que parece imperdoável para nós brasileiras. O fato de não ter cortado a carne nem picado os legumes também me chamou a atenção. De qualquer modo, achei interessante a praticidade. Mas nem de leve imaginava o motivo.

Quando tudo estava cozido a seu gosto, ela chamou todos para o jantar. Foi então que veio a surpresa. Primeiro ela escorreu o caldo da sopa numa terrina e levou para a mesa. Tomamos. Depois ela fatiou a carne numa travessa e dispôs os legumes ao lado, em bonita apresentação. Estava servida a segunda parte!

Achei a ideia sensacional: uma refeição de primeira feita numa só panela. Sem uma gota de gordura! Tão prático! E além do mais, sem o trabalho adicional de picar legumes. Foi um jantar bem gostoso, leve, nutritivo e magro.

De volta a minha casa, adotei a sopa, ou melhor dizendo, o “jantar da Julienne” por anos a fio. Sempre surpreendia as amigas ao contar como tinha sido feito.

Com o passar do tempo comecei a modificar meu bouillon, acrescentando outros ingredientes, como abobrinha, chuchu, couve-flor, mandioquinha...