Venda de diplomas

Ontem fiz uma crônica “Fraudes no Ensino (venda de certificados)”, hoje (12/05/2010) saiu uma matéria no Correio Brasiliense “Poder público e venda de diplomas”, na qual ratifica a má qualidade do ensino brasileiro e suas conseqüências para o desenvolvimento do país.

Novamente, é colocado que há anos o Ministério da Educação luta contra a proliferação de instituições que não tem comprometimento com a educação, contudo mesmo com o fechamento de muitos deles surgem outros com a finalidade de burlar o sistema. O Correio Brasiliense destaca quanto alguns “estabelecimentos não dispõem de grades curriculares e professores capazes de assegurar formação adequada ao alunato. Em quase todos os pontos do país há arapucas disfarçadas de escolas que vendem diplomas de qualquer nível.”

Alertam ainda, quanto ao Distrito Federal ser diferenciado dos outros locais em decorrência do grande número de concursos públicos. Devemos acrescentar a essa estatística, o fato de algumas carreiras do serviço público ser beneficiada (ganhar gratificação ou pular barreira) com a apresentação de alguns certificados.

Comprar o diploma do ensino médio pode ser o passaporte para o ensino superior, pois muitas das faculdades particulares vestibulares, visam apenas o lucro em vez de educação de qualidade. Consequentemente, esses futuros profissionais poderão ser professores de nossos filhos, advogados, engenheiros, dentistas e até mesmo nossos médicos, ou seja teremos que confiar neles. Porém, eles não tiveram um boa formação por terem pulado etapas em seus estudos.

Contudo, o Ministério Público juntamente com outras autoridades governamentais querem que sejam apuradas as denúncias e seus infratores penalizados. Pois, caso essas instituições não sejam descredenciadas eles continuaram com essas práticas ilícitas Porém, não bastam apenas fechar as instituições envolvidas ou penalizar os infratores, tem-se que fornecer educação de qualidade para todos e o Ministério da Educação juntamente com outras autoridades competentes fiscalizarem é o que o BRASIL necessita.