Liderança Perdida

Ultimamente, o Vandim tem se tornado meu personagem preferido. Fiquei sabendo mais uma das suas, desta feita quando ele contava com 10 anos de idade. Aqui em Miracema as ruas têm seus nomes próprios, porém só são conhecidas pelos apelidos. Para dar uma idéia ao leitor, aí vão alguns apelidos: rua do lixo, rua dos velhacos, rua do café, rua das flores, rua do biombo, rua dos prontos (nessa rua moravam pessoas de “baixa renda”). Por volta de 1948, ano em que o Botafogo foi campeão no Rio de Janeiro, a molecada aprontava em Miracema. Cada rua tinha o seu líder, sempre o mais esperto e, principalmente, o mais forte. Vandim, filho de italianos, era grandão para sua idade. Os cabelos louros (quase brancos de tão alourado) e olhos azuis, um típico ariano entre os “caboclos” brasileiros. Por ter essas características avantajadas foi logo declarado líder da “gang” da rua do Sapo e passou a dar “ordens” para os seus liderados. É verdade que nunca tinha sido testada a sua coragem, mas sua enorme figura impressionava e os outros garotos da rua confiavam nele e tinham certeza que estariam amparados pelo “Chefe”. O nosso Vandim, aceito por todos, reinou absoluto durante o seu primeiro ano de mandato de líder, ainda mais que falava pelos cotovelos, como todo bom italiano. Fazia e acontecia... A especialidade da “gang” era apanhar furtivamente frutas dos pomares das casas vizinhas. Tudo ia muito bem, até que aconteceu o dia de “Waterloo” do Vandim. Em um domingo, lá pelas dez horas, se apresenta o Batatinha para o Vandim, seu líder, chorando muito e com uma marca de cinco dedos no lado esquerdo do rosto. – O que foi isso? pergunta o Vandim. – Acabei de receber um tapão do Jorjão, aquele covardão, lá na rua da Capivara, foi a resposta do Batatinha. – Isso não pode ficar assim, não! Vamos agora mesmo no Jorjão vingar esse tapa! Os dois não perderam tempo, rumaram ao encontro do outro chefe de “gang” e quando já iam descendo uma ladeira, próxima à rua da Capivara, encontram-se com o Jorjão. Vandim, peito estufado, chega perto do valentão do Jorjão, segurando o Batatinha pelo braço, e lança o desafio: - Jorjão, foi você que bateu no Batatinha? – Foi. E daí? responde o Jorjão, encarando o Vandim. Sem ação, já tremendo nas bases, Vandim faz novo desafio:- Então dá outro tapa no Batatinha, quero ver se você é homem! Mal acabou de pronunciar a palavra homem, ouviu-se aquele estalo. Outra bofetada na cara do Batatinha. Vandim, assustado, ainda tentou um terceiro desafio: - Ah, é? Dá outro que eu quero ver! Outro estalo, desta vez mais forte, quase o Batatinha cai no chão. Batatinha, agüentando firme os tabefes, esperava a hora da vingança do Vandim, ainda confiava! Foi quando o nosso líder Vandim vira-se para o Batatinha e fala baixinho no ouvido dele: - Batatinha, vamos fugir daqui, porque senão ele acaba te matando!