A CULTURA DOS APACHES!

Particularmente, acredito que culturas indígenas em geral, estiveram diretamente ligadas à espiritualidade, inclusive no que diz respeito ao respeito a Uma Entidade Superior, quando desse ou daquele motivo, invocavam instintivamente o auxilio dos “espíritos!”

Dentre essa cultura e dentre os chamados “povos da floresta”, os Apaches, lá nos Estados Unidos, seriam o exemplo típico do enfatizado, tanto que, acreditavam piamente, na sobrevivência do espírito após a morte, aliás, objeto de desdém ainda hoje cultuado pelos povos europeus e ocidentais, observação a meu ver, pertinaz, e eu estou com os Apaches nesse contexto e no tocante a viver depois e na “travessia do grande rio” que separa as duas vidas!

Uma pena que os americanos nunca entenderam dessa forma, e na figura do General Custer, começou a destruição do povo e da cultura daquela gente, embora o protagonista, tenha sofrido uma das maiores derrotas que se tem notícia na atualidade, por ser um general, representante da colonização americana, e por ser um chamado: “homem branco!’

Poucas homenagens os americanos destinam a seus antepassados indígenas e ainda por cima, continuam a atuar com maneiras e modos das quais se fizeram especialistas: separação e discriminação racial. Muito ao contrário do Brasil nesse aspecto, haja vista aqui, não haver nada disso, além de que aqui, também existir uma boa distribuição de renda, justiça social, igualdade entre as classes e acesso amplo a todos que queiram ao ensino superior, etc., etc., (obs.: trecho final trata-se apenas de uma brincadeira de mau gosto, sorry!)

Bem, hoje, passadas algumas décadas desde a devastação das terras indígenas americanas, esses mesmos que a destruíram, diga-se de passagem, atuais “senhores do mundo”, ousam passarem-se por bons moços e vem pouco a pouco ganhando espaço para optarem e opinarem sobre a Amazônia, o que vai gerar uma disputa acirrada. Não é entre os governos não, e sim, entre os madeireiros que dominam a região, preceptores crués da devastação e dessas novas correntes estrangeiras, preocupadas com o bem da humanidade, etc.

Quer saber? No final não se sabe o que é pior, uma vez que o governo brasileiro pouco faz para evitar uma devastação maior: se entregar de mão beijada a Amazônia para ser cultivada por essas crescentes ondas de ONGs (com o encabeçamento, é claro, dos americanos), ou deixar na mão do governo brasileiro, que por sua omissão e corrupção, deixa os madeireiros por conta da situação!

Porém, voltando ao tópico principal, não resta dúvida, que fora uma das culturas indígenas, mais bela que já passou pelo mundo, essa, dos antigos Apaches, principalmente pelo respeito ao meio ambiente (a fauna e a flora), aos animais da floresta, ao semelhante, e é claro, por essa certeza plena que cultuavam e cultivavam de que a vida material é nada, em relação a vida espiritual!

optiumt
Enviado por optiumt em 12/05/2010
Código do texto: T2251989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.