Foco do Comprometimento
O foco do comprometimento
No meio futebolístico temos perolas das expressões de nossa língua, que geralmente são colocadas nas palavras destes trabalhadores do esporte bretão.
E muitas estórias se criaram, para lhes imputar autoria, muitas das vezes no sentido de lhes atribuir um desconhecimento desta língua, em contraposição aos altos salários percebidos por eles. Vários se tornaram celebres como autores como o Dario, Biro Biro, Ataliba, Paulo Isidoro e etc.
Lembro que a pouco tempo a palavra coqueluche deste meio era a palavra “Focado”. Era comum ouvir este ou aquele jogador, dizer que estava focado em tal partida, ou mesmo no objetivo de uma agremiação, e era focado por todos os lados de nossas regiões, mesmo quando a palavra não era cabível, mas lá estava o focado. Neste ínterim até mesmo os mais renomados letrados comentaristas usaram e abusaram da expressão focado.
E foi nesse foco que vi e sofri ao ver o Cruzeiro deixar de ganhar um titulo de campeonato nacional e logo em seguida ser decepcionado, humilhado no seu foco em pleno estádio Mineirão numa Competição Sul Americana, onde estavam todos focados. O foco caro eleitor, na mente deste pessoal é como uma regra a ser seguida, onde tudo deve ser feito para conseguir um só objetivo. mesmo que tendo outro em paralelo,que lhe poderia dar igual resultado final. Na realidade seria correta, uma melhor distribuição de concentração/foco. Assim em nossas vidas jamais poderemos estar focados como que de viseiras, para não corrermos o risco de deixarmos passar novas oportunidades e facilidades, ou mesmo sorte.
Voltando ao futebol, em ano de copa do mundo, criou-se uma nova expressão, que atribuída ao técnico Dunga da Canarinho, onde se afirma que este técnico, tem preferência pelo comprometimento e assim é comum nas entrevistas atuais, ouvirmos os jogadores usando a expressão em larga escala. Recentemente dizem até que o Corinthians ao perder para o Flamengo numa disputa pela classificação da Taça Libertadores teve como relação direta a falta de comprometimento de alguns jogadores, fato este que gerou um mal estar geral nesta agremiação.
Baseados na condição “comprometimento” os comentaristas assim como a dona Diná das cartas da esquina, ficam numa elocubraçao total, no sentido de descobrirem ou mesmo induzirem na lista oficial dos convocados da seleção. Neste sentido afirmaram que o Dunga não convocaria tal jogador porque não tem mostrado comprometimento com os seus princípios e determinações, aquele outro não estava focado no comprometimento, devido às participações em baladas e altas festas ou mesmo bailes nas periferias das grandes cidades. Observem que neste comprometimento há uma sutil vontade ou mesmo certeza de invasão no direito de ir e vir da pessoa, pois sendo jogador o mesmo não se exclui de ser um cidadão no pleno uso de seus direitos, salvo alguns casos de exageros contrastantes com a função de jogador. Deveria ser respeitado em seu momento de lazer, digo lazer.
Então no momento todos os focos se voltam para convocação de uma seleção de futebol, logo preocupo como os comprometimentos estarão colocados em evidencia, decidindo a sorte e futuro de vários jogadores, muitos deles bastante jovens jogadores bailarinos sonhadores. Isto pode gerar nestes uma apatia, que certamente influencia terá em seus trabalhos caseiros, ou seja, em suas equipes.
Todos os brasileiros deveriam também voltar o foco, para o que nos espera para o pós-copa. Com todas as artimanhas de um processo eleitoral, o que nos cobrará um total comprometimento na arte de orientar, informar e às vezes esclarecer coisas, que possam parecer obscuras a muitos, ou mesmo inverdades levadas às pessoas mais simples e muitas vezes desprovidas da capacidade de ler e entender, ou mesmo incapazes de ler.
Finalizando neste foco do comprometimento, neste momento lá no Planalto Central, algum político entra com uma ação, ou projeto solicitando um recesso no período dos jogos da nossa seleção, para que eles focados possam assumir o comprometimento de assistirem os jogos juntos de seus familiares e correligionários.
O Dicionário Aurélio apresenta "comprometimento" como a ação ou ato de comprometer (se) e, como tal, entre outros, assumir compromisso, responsabilidade; obrigar-se por compromisso, dar com garantia; empenhar.
Toninhobira
09/05/2010.