TROCA DE TELEFONES

A filha trouxe o presente de Belo Horizonte. Queria fazer uma surpresa pra mãe. Um moderníssimo aparelho de telefone sem fio. “Seu telefone tá muito velho, mãe. Quinze anos de uso! Tá mais que na hora de trocar, né? Trouxe um pra senhora que é um espetáculo. Coisa finíssima. Tem tudo que é recurso de tecnologia...”

Dona Lurdinha tem um arrepio. “Ai, meu Deus, lá vem a Kellen Cristina com essas manias de coisa moderna! Quer ver que vai querer jogar o outro fora? Dona Lurdinha é apegada as suas coisas. Guarda tudo. Prego, tampa de refrigerante, pedacinho de arame, um vidro cheio de botões de tudo quanto é cor, latas, potes, panelas de todos os modelos, bacias esmaltadas, tachos de cobre, sacolas plásticas, cabo de vassoura, retalhos, caixas e mais o quê? Deixa pra lá! Todos os parágrafos deste texto não caberiam para citar, o verdadeiro patrimônio amealhado ao longo dos anos.

Bom, agora a caçula chegava com a novidade. Aparelho novo de telefone. Pra quê? “Tá chiando, mãe, eu ligo aqui pra casa, nem te escuto direito”. Vamos jogar esse trambolho fora. “Ai, não falei?” Dona Lurdinha vai noutro mundo e volta “Jogar fora, Kellen Cristina? Esse aparelho ainda pode servir demais! E se esse aí, der defeito? Não, não vai jogar fora nada”. A filharada em volta troca um olhar cúmplice. Novidade nenhuma. Já sabiam que ela não ia deixar.

Pronto! Telefone novo! O aparelho velho já virou objeto de exploração na mão do neto, Pedro Lucas, de 7 anos. Todo mundo em volta, meio curioso. Kellen Cristina é sabida demais! Entende de tudo que é modernidade. A mãe mostra certa preocupação. “E se eu não der conta de mexer nisso, Kelinha?”. A moça brinca. “Preocupa, não, mãe, vou te ensinar tudinho”. Dona Lurdinha tem um ar descontente. Pra quê mexer no que já tá pronto, meu Deus? O outro, já tava acostumada. Só apertar os botõezinhos e pronto, falava facinho..."

Kellen Cristina lê o manual em espanhol. Menina inteligente! “El idioma de la pantalla se cambió a um idioma desconocido”. Quê? Ela nem liga, vai lendo com sua pronúncia corretíssima... Já leu? Ação! Encaixes, fios, base, haste, tudo certinho! “Vamos ligar pro Jackson, lá em São Paulo. Fala o número do Jaquinho aí, Kellisson!”. O irmão dita o número. Ela vai teclando toda feliz! Mas, de repente, a euforia de Kellen Cristina vai se apagando “Ué, não dá sinal nenhum!”. O kellisson acode correndo “Uai, quê que será, gente?”. Aperta daqui, vira pra cima, vira pra baixo, sacode um pouquinho. Nada! “Cê leu tudo direitinho, Kellen? Essa coisa de espanhol pode confundir a pessoa!”. Kellen faz cara de zangada! “Tá pensando o quê, Kellisson? Lá na firma tô cansada de falar espanhol. Não vou dar conta de ler um manualzinho mixuruca desses?”. Ah, deixa pra lá...

E agora? Dona Lurdinha, torce as mãos, fica nervosa. “Não falei, que esse negócio é um perigo de dar errado? Estraga à toa... Aí, tá vendo? Nem ligar, liga...”. Opa! Uma luzinha no cérebro do Pedro Lucas, que nessas alturas também já participava do bloco de discussões “Por que o telefone não funciona?”. Pensa um tiquinho e palpita: “Falar em ligar, cês já ligaram na tomada, gente?”. Todo mundo se entreolhando, abismado “Já, Kellen?”. Ela fica vermelha feito pimentão. Caladinha, liga o fio na tomada. Ufa! Lá em São Paulo, o Jackson diz “Alô!”. Kellen Cristina sai de fininho. Vai pro quarto, ler manual em espanhol...