Deus e a Mulher na Terra do Sol
A nossa religiosidade nos dá ênfase em admirar e bendizer as belas coisas que Deus nos proporciona neste planeta que habitamos e chamamos de Terra. A exuberância da natureza com seus vales e montanhas, rios, lagos, regatos e riachos. O mar sem-fim, animais de todas as faunas, vegetações de todas as floras, as estrelas que à noite nos fornecem um teto de luminosidade sem igual, o sol que nos aquece pelos dias, enfim, tudo que a natureza de Deus nos brinda e que é digno de observação inigualável.
Neste contexto, está a raça humana, em que nós, criaturas racionais, somos os maiores beneficiados com toda esta riqueza e que, muitas vezes não são percebidas por nossas sensibilidades e, uma destas maravilhosas riquezas está a figura humana da mulher.
Sim. A mulher. Fêmea antagônica ao macho, a mulher foi a última das criações de Deus quando da formação do mundo em que vivemos e isto, está relatado na Bíblia Sagrada, e como está relatado no livro de Gênesis, capítulo 2, versículos 18, 21 e 22.
Eva. Este foi o seu nome. A mulher que veio da costela de Adão. A mulher que não teve infância. Não teve pais biológicos e também, não teve sogro e nem sogra. Adão também foi um seu igual neste episódio.
Mas, deixando-se de lado a descontração familiar, o que na verdade quero dizer é que a mulher, na figura emblemática de Eva, veio ao mundo para ser uma parceira do homem e como pilar de sustentação
para todos os tipos de circunstâncias, mesmo aquelas onde as adversidades se fazem presentes. Senão, vejamos.
A mulher (neste caso Eva), foi tomada de uma das costelas do homem (Adão), como poderia ser formada de qualquer parte dele.
Mas, por quê foi tomada de sua costela?
Poderia ter sido tomada de um osso do pé ou da mão. Do dorso ou do peito mas, hoje, e a proliferação de idéias e opiniões, trariam a figura da mulher associada à uma posição à contento ou à descontento tanto para um como para o outro.
Imaginemos se a mulher tivesse sido formada do osso do pé de Adão. Hoje, teríamos a a radical observação de que a mulher haveria de ser subjugada pelo homem e estaria em posição bastante inferior, haja visto que estaria 'literalmente pisoteada', nesta humilhante posição.
Fosse ela formada de um pequeno osso das mãos do homem. Isto só evidenciaria de que ela estaria eternamente à mercê das vontades de nós homens, por estar presa às nossas mãos.
Assim e como em qualquer outra parte do corpo do homem, sempre haveria um motivo para determinar a posição da mulher em relação à sua submissão mas, Deus, em sua infinita misericórdia e inteligência, tomou-a de uma das costelas laterais do homem e a fez companheira para estar a seu lado, para ajudá-lo, compreendê-lo e amá-lo e, muito embora a expressão 'sê-de fecundos e tornai-vos muitos' tenha sido dita por Deus antes do aparecimento de Eva, valeu para eles também.
No que me concerne dizer sobre a mulher, minhas palavras são de enaltecimento e alegrias pois, que seria de nós, pobres homens, sem a participação da mulher em nossas vidas? Até para nascermos precisamos dela e nos dedica integral atenção no decorrer de nossas vidas, seja ela nossa mãe ou esposa.
A mulher é bastante diferente do homem não somente na sensbilidade de seus sentimentos. Sua pele é macia e suave como o toque de uma brisa refrescante de verão. Seu aroma é penetrante e nos desperta os sentidos mais recônditos da alma. Sua voz calma e envolvente, nos conduz à paz e nos conforta em nossas aflições. E, o que dizer de seu corpo, com suas formas, curvas e espaços perfeitamente talhados para nos abrigar nas mais íntimas das carícias.
A verdade da mulher está tão implícita em nossas vidas que, até no dia à ela consagarado, a numerologia se faz presente:
08 de março (08+03+11), ou seja, 11 (um ao lado do outro), mulher e homem, lado a lado.
Na transformação deste número (1+1+2). Dois. O primeiro número par da sequência infinita da ordem numeral.
Sei que o que acabo de falar sobre a mulher ainda é pequeno e pouco para o universo de sua grandeza mas, foi o que me ocorreu no momento e só tenho a pedir para que sejam pacientes e compreensivas com nós, os homens, e relevem quando deixarmos as nossas cuecas e meias espalhadas pelos cantos da casa, ou baguncemos suas cozinhas, vibremos com o nosso futebol, esqueçamos as datas de aniversários, e até deixemos escapar um 'você está mais gordinha...'
Nada destas nossas 'pequenas' deficiências nossas nos disvirtua de reconhecer a importância que vocês, mulheres, nos fazem em nossas vidas e na vida de nossos filhos, netos, bisnetos...
Somos fortes e gigantes em nossos atos mas, pequenos e frágeis diante daquela que amamos e veneramos e só desejamos ver em teus olhos o brilho da felicidade e sentir o teu coração bater no compasso da emoção.
Deus as abençoe e as façam felizes para nossas alegrias.