SABORES DA MINHA INFANCIA.
 
 Até meus nove anos de idade vivi com minha família em um sitio, num povoado chamado Igarapé Açu de Cima, no município de Irituia, no Estado do Pará.Meu pai tinha um pequeno armazém de secos e molhados, o único do qual me lembro naquelas bandas. Não tínhamos nada das modernidades de hoje: geladeira, fogão a gás, pão...Mas tínhamos muitas galinhas, porcos,  perus, patos e um bode chamado Calibu com sua companheira e seu filhote cabritinho.Tínhamos um quintal, que não era bem um quintal, mas um grande terreno com algumas árvores frutíferas, entre as quais cacaueiros , mangueiras, goiabeiras, cajueiros, ingazeiros    e outras próprias da região. Era quase uma mini floresta na qual nos embrenhávamos em busca de aventuras. 
     Minha mãe era especialista em fazer doce de goiaba, daqueles de cascão.Mas o que eu gostava mesmo era de um mingau que meu pai fazia...Farinha de mandioca com leite de cabra com ovos quebrados dentro...Uma delicia, além de saudável e altamente nutritivo.Outra delicia daquele tempo era o chocolate puro! Quando o fruto do cacaueiro estava maduro, nos deliciávamos   com   a   polpa  açucarada  e depois deixávamos as sementes secar ao sol. Após, torrávamos no forno para tirar a casquinha que envolvia a semente e ai moíamos no pilão até formar uma pasta que ficava bem dura. Para  fazer   o puro chocolate bastava ralar a pasta e por uma ou duas colheres do pó em água fervente ou no leite de cabra . Para mim, até hoje não existe chocolate com sabor igual.Outra delicia daquela época, era o aipim (para nós macaxeira) com melado de cana e café, além da farinha de tapioca com leite ou café puro.No Pará temos um punhado de frutas que só existem lá e nos outros estados do norte: uxi, umari, abricó, bacuri, mucajá, taberebá, tucumã, pupunha, fruta-pão, biribá...Além disso, temos ainda os frutos do patauá, da bacaba e do açaí que nos dão vinhos (sucos) deliciosos. Tenho todos esses sabores mas minhas papilas gustativas. E para completar, a famosa maniçoba, o pato no tucupi e o saboroso tacacá. Sabores da minha infância que felizmente ainda se mantêm lá na minha terrinha natal.