A TERCEIRA IDADE E O BOM HUMOR

Li no jornal uma matéria, sobre uma exposição muito bem humorada, que está ocorrendo na Espanha.

A exposição, além de fotos divertidas, traz textos sobre as mulheres que alcançaram a terceira idade.

Um relato bem humorado, conta de uma senhora que, guarda sua melhor roupa intima, para usá-la, quando vai a consulta do ginecologista.

Pois é, a idade não destroe nosso bom humor, muito ao contrário.

Vai nos dando entendimento, para apreciar a cada dia, mais e mais a vida.

Eu posso garantir, que com o passar dos anos, aprendi a rir principalmente de mim mesma.

Vejo que os anos quando bem vividos, nos trazem o amadurecimento, que não é sinônimo de cara fechada.

Vamos dando valor aos pequenos acontecimentos do dia a dia, e não ficamos esperando somente ocasiao especial para celebrarmos.

Me lembro bem de minha ávo paterna, a nona Assunta. Estava com mais de oitenta anos e vivia na casa de uma de suas noras.

Ficava claro, quando eu ia visitá-la, que ela não tinha nenhuma liberdade, nem sequer para se expressar.

Pois, era podada em quase todas as suas opiniões ou casos que contava.

Mas, isso nao impedia, minha querida ávo, de continuar a distribuir seu lindo sorriso.

Ou de sozinha em seu quarto, tingir seus cabelos brancos, num tom de cinza prateado, que lhe deixava os olhos que eram de um azul belissimo, ficar ainda mais expressivo.

Era comum ela receber criticas, por pintar os cabelos, sua nora, lhe dizia pra que essa vaidade.

Mas, ela nao se deixava abater, por vezes via uma tristeza, a lhe passar pelos olhos da cor do céu.

Porém, logo ela me olhava e com um lindo sorriso, contava algo e mudava o tom da conversa.

Ainda achava gosto de cantar suas belas canções napolitanas.

E quando aos domingos, sua irmã Pascoalina, chegava.

Elas, alegres se punham a dançar e cantar, espantando toda tristeza que pudesse existir em seus corações.

Lembro-me, que certo domingo em que fui visitá-la, em momentos que ficamos sozinha conversando. Ela segurou minha mão e me perguntou se eu tinha uma boa lembrança para guardar dela, quando ela não estivesse mais nesse mundo.

Eu disse: tenho muitas vó, mas os lanches deliciosos que a senhora me levou lá na farmácia, na semana inteira que tive que fazer aqueles dolorosos curativos, por conta de um grave ferimento, nunca vou esquecer.

Ela então me disse: "Mas era só pão com ovo frito, coisa tão simples"

Eu respondi, que nunca iria esquecer, pois assim que eu entrava na farmácia, a primeira pessoa que via, era ela a segurar com carinho, o lanchinho, que vinha embrulhado no papael de pão é uma cena que guardarei pra sempre em meu coração.

E nessa conversa eu perguntei: "Vó como a senhora consegue ser tão alegre, pois sei que a convivência aqui nao e fácil, pra senhora"

Ela sabiamente me respondeu: " minha mãe, sempre repetia um pensamento que tem sido minha oração do dia a dia"

"NAO CONTE AO TEU DEUS, O TAMANHO DO TEU PROBLEMA, MAS CONTE AO TEU PROBLEMA O TAMANHO DO TEU DEUS"

E acrescentou: " esse hábito tem feito toda diferença."

Com minha vó Assunta aprendi que, ter bom humor não é pouca coisa não. E não se resume a estar sempre contando fatos engraçados.

Creio que é algo muito mais profundo e está ligado a confiança, esperança e otimismo.

O ser humano se não morrer jovem, fatalmente ficará idoso.

Porém, nunca sera velho, pois velho é algo sem lustro, poído pelo tempo, sem beleza.

E isso ninguém pode se tornar, afinal alguém já nos disse: " VOIS SOIS LUZES, DEIXE BRILHAR A VOSSA LUZ"

Eu confesso que há dias, que ao invés de lustrar a minha luz, eu jogo poeira sobre ela.

Mas percebo que quando deixo o bom humor me invadir a luz volta a brilhar.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 08/05/2010
Reeditado em 14/04/2011
Código do texto: T2244441