Mulher, teu nome é mãe

Estou aqui, em minha casa hoje, a contemplar a minha casa de ontem. Naquela casa tem uma criança, fazendo pose para fotografias. Séria, não como sinônimo de tristeza, mas como prenuncio de charme.

Penso nessa criança com seu vestido rósea, de botões nas alças e um belo cavalinho branco de estampa...ah! não dá pra deixar passar, o vestido é curto, e mostra meias vermelhas semi-encobertas por botas brancas sensacionais!

Olho para essa criança de trinta anos atrás e vejo a ti, mãe. Vejo-te na ternura dos meus olhos, na suavidade do meu despertar, na alegria do meu sorriso, no toque de minhas mãos firmes e na segurança do meu andar. Vejo-te nas minhas palavras doces, no meu coração generoso e na minha forma de amar. Vejo-te ontem e hoje.

Vejo-te e me descubro essência do teu ser, nobre, amável e fiel. Defeitos? Ah, tu tens! Também sou essência deles. Mas não quero chamá-los de defeitos e sim de pequenos ‘tilts’, bastam alguns ajustes e fica tudo bem. Ao longo dos anos e das experiências, os ‘tilts’ me ajudaram a construir e a desconstruir castelos, eles foram e continuam sendo tão importantes pra mim quanto as suas qualidades.

Não quero aqui contabilizar as noites acordadas ao pé das camas quando adoecíamos, não quero falar sobre a dedicada atenção às tarefas de escola e similares, nem do colo quente e aconchegante sempre pronto para o próximo abraço.

Não quero lembrar a produção de roupas para as festas juninas, folclóricas e religiosas. Nem o capricho de almoços e festas de aniversário, além dos deliciosos bolos de nata e goma, nos fins de semana.

Muito menos quero fechar as contas dos ‘tilts’, dos diversos 'não' que levamos nas tentativas de fugas do ninho, dos puxões de orelhas e, apesar disso, do enorme respeito que tivestes às nossas escolhas.

Quero falar, sim, da essência que move você, desde sempre. Que te fez pensar, falar e agir para o bem, para o nosso bem. Mulher, tua essência é amor. E teu nome é MÃE!

Pra minha mãe, em agradecimento pela vida dela, em agradecimento pelo pai maravilhoso que ela escolheu para seus filhos, e por fim, em agradecimento pela minha vida e pela vida dos meus irmãos, ontem, hoje e sempre!