Meus inesquecíveis dentistas
Na infância, não tinha jeito, “relô e tretô”, lá estava eu com um pedaço gostoso de rapadura na boca. Claro, sempre escondido de minha mãe. Resultado: cáries em todos os dentes. Na adolescência e mocidade fui freqüentador assíduo dos dentistas. O sofrimento não foi pouco. Foram tantos os dentistas, que acabei conhecendo personalidades diversas e algumas até divertidas. Uma delas, além de Dentista, Diretor do Flamengo. Marcus Vinicius, era o seu nome. Depois que colocava o remedinho no “buraquinho” do meu dente (naquele tempo havia o costume de por remédio, com algodão e tudo - a história é antiga, gente!), esperava por 10 minutos, antes de me liberar, após o remédio secar. Mas enquanto aguardava, ficava andando pela sala e recitando a seguinte frase: “Oh! Meu Deus! Matai-me, enquanto sou anjo puro, porque depois que eu me tornar pecador não vai mais adiantar”. Era o “mantra” dele! O diabo é que essa “canção” não saiu mais da minha cabeça.
O outro, irreligioso, pelo que me parecia, sem qualquer sentimento de pecado, marcava o horário: - esteja aqui às 16,00, em ponto! Chegava eu e minhas cáries pontualmente às dezesseis horas. O dentista (muito mulherengo, soube depois) olhava rapidamente a minha boca e, semana sim, semana não, dava um grito e me dizia:- Gilberto, esqueci de comprar meus sapatos, me espera um momentinho, só dez minutinhos, que vou comprá-los , rapidinho, na sapataria da esquina. Já sabia, o homem não voltava mais e eu ainda tinha que fechar a porta do consultório, lá pelas dezenove horas! Herbert, o nome dele, amigão do meu pai. Apesar de dentista, era o “médico” preferido do velho Dantas (fugia de médico como o diabo da cruz), pois para qualquer mal que o acometesse , a receita era infalível: Sal de fruta Eno. Uma noite, lá em casa, vejo minha mãe repreendendo meu pai: - Moacyr, que negócio é esse de tomar sal de fruta Eno toda noite, está me escondendo alguma doença? – Não, Marocas (apelido da minha mãe), foi o Herbert que me receitou, para uma dorzinha no estômago. Liga, não! Estou tomando Sal de fruta Eno, simplesmente, como refresco...