Amor próprio ou egoísmo?
Li uma frase de uma amiga, e comecei a pensar. A frase era: "não sou egoista, só tenho muito amor próprio". Então comecei a pensar: Qual a linha que separa uma coisa de outra? A linha que separa o amor próprio do egoísmo é muito tênue. Quando paramos pra pensar na humanidade, existe sim um excesso de amor próprio muito grande. Se mata para conseguir dinheiro para comprar um tênis novo, simplesmente para não se sentir inferior a outra pessoa por exemplo. Mas temos efeitos muito mais simples, visíveis em nosso dia a dia. Raramente as pessoas fazem concessões de coisas que desejam em prol dos outros. Muitas vezes se faz caridade no tempo que sobra, entre um programa e outro, se vai na igreja por obrigação, quando não se tem mais o que fazer. Quando se está cansado, não se abre mão de seu descanso, nem para ajudar alguém que realmente precisa.
Se em uma conversa, é falado algo sobre nós, as vezes sem pensar, isso pode se tornar motivo para uma briga interminável. Ninguém dá o braço a torçer, porque todos nos amamos muito.
Até os dependentes quimicos, que falamos que não conseguem as vezes amar nem a si mesmo, penso que no entanto, só conseguem amar a si mesmo. Pela satisfação de sua compulsão, passam por cima de tudo e de todos. Inconciente ou não, se amam mais do que tudo.
Quando vamos comprar um presente, muitas vezes pensamos no quanto estamos gastando e o quanto isso vai tirar de nós em termos de coisas que comprariamos pra nós com esse valor. Mesmo que inconcientemente, muitas vezes fazemos isso. Não pensamos no que a pessoa vai sentir quando pegar aquele presente. Não programamos suas reações e nem damos importância ao que é invisível aos olhos. Quando ao comprar algo, pensamos no quanto vai ser bonito o brilho nos olhos, quanto vai ser legal a carinha de criança, o quanto vai emocionar, gastamos o que temos na carteira, sem remorsos bobos. Claro que não é pra gastar mais do que se tem - embora muitas vezes só façamos isso pra comprar coisas para nós mesmos- mas ter a conciência de que dinheiro é apenas papel, e não adianta guardar e viver pra ele, pois se queima, se desvaloriza. Não é incomum comprarmos presentes para nós mesmos ao invés de comprar para a pessoa que ele era destinado.
Amor próprio, ou egoísmo? Penso que o ser humano, embora seja um ser sociável, e talvez até por isso, tende a ser um pouco egoísta. Tende a se colocar em primeiro plano, a priorizar o que lhe convém mais naquele momento e esquecer dos seus semelhantes. O mandamento é: "amai ao próximo como a ti mesmo", mas como estamos amando a nós mesmos! E pra terminar, repito: Como é tênue a linha que separa o amor próprio do egoísmo.
Demorei 5 dias para terminar esse rascunho.