HIPÓCRITAS

Como faço quase todas as manhãs, estava nas imediações do Café Galo, na boa companhia de Petrônio Braz, Haroldo Lívio, José Luiz Rodrigues, Deba e outros caros amigos, para inteirar-me dos últimos acontecimentos, e assistir o zanzar das belas mulheres que fazem daquele espaço a sua passarela.

De repente surgiu um político, ex-vereador, ex-deputado, ex-prefeito, ex-síndico, ex-juíz de briga de galo, já em plena campanha eleitoral. O político com total aprovação do seu abobalhado séquito, distribuía sorrisos e abraços aos que ali estavam; pessoas que ele nem conhecia eram agraciadas com ardorosos afagos, além, da indagação de “como vai a família”? Criancinhas eram beijadas e apontadas como lindas e inteligentes. Fiquei observando até onde vai á hipocrisia dessa gente. É a sede do poder.

O grande ambicioso, como o político acima indicado, não se impõe limites, emula amigos e inimigos; o que importa mesmo é conseguir o voto, é ser eleito.

Ah! Preciso esclarecer que tanto eu, como meus amigos, também “ganhamos” um abraço do “doutor” candidato! Para nosso susto quase ganhamos um beijinho. Quanta honra!

As sagradas escrituras relatam que os líderes religiosos fizeram tudo o que puderam para acusar Jesus e sentenciá-Lo à morte. Tentavam de todas as maneiras colocá-Lo em descrédito perante o povo. Mesmo vivendo ao arrepio dos ensinamentos de Deus; os doutores da lei pregavam uma coisa e faziam outra.

A acusação principal de Jesus contra os fariseus era a hipocrisia. Os líderes religiosos faziam parte da elite. Eram homens ricos e respeitados pelo povo. As pessoas comuns os consideravam exemplo de vida religiosa e obedeciam a tudo o que ensinavam. Porém, esses homens tão admirados por seus conterrâneos estavam muito longe de ser “bons exemplos”!

A hipocrisia afeta a humanidade desde os primórdios tempo, da mesma forma que nos atinge hoje. Podemos notar a hipocrisia nas falas e comportamentos dos políticos e líderes atuais, incluindo neste rol os religiosos..

Sempre que ouço alguém dizer assim: “Eu sou uma pessoa verdadeira e transparente”, desconfio. Tem coisas que dispensam propaganda. Se alguém é de fato verdadeiro e transparente, não precisa dizer, mas será naturalmente reconhecido por estas características.

Quem sai em defesa de suas qualidades possivelmente não as tem. Aquilo que somos é mais bem definido pelas pessoas que nos observam, não precisa ser apregoada.

A hipocrisia foi duramente combatida por Jesus Cristo, como sendo um dos piores vícios ou pecados. Os escribas e fariseus sofreram severa crítica dele por suas posturas hipócritas..

A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude, ou seja, todo hipócrita finge ter comportamentos corretos, virtuosos, socialmente aceitos. É a própria imagem do político.