FATOS BIZARROS NO CARTÓRIO (Parte I)

Juvenal precisa ir ao cartório do bairro autenticar uma certidão. Quase duas horas da tarde avisa a mulher para esperá-lo no carro pretende resolver tudo rápido, pois ainda vai entregar uma encomenda em outra cidade e não pode perder tempo.

. Apressado entra no cartório e esquece-se de pegar a senha do atendimento. Ninguém o perdoa! Sem a senha não é atendido. Resmungando volta até a porta para pegar a senha.

Enquanto isto, a tabeliã chama a senha número 52. Um casal se apresenta. A mulher carrega um recém nascido.

“Qual o motivo que os trouxe ao cartório?”

Juvenal olha para Gilberta e não acredita que ela faz essa pergunta ao casal.

O homem titubeia e responde.

“Fazer a certidão de nascimento da criança!”

“Menino ou menina?”

O pai estufa o peito.

“Menino-homem, minha senhora!”

“Primeiro filho do casal?”

A mulher olha para o marido com cara de poucos amigos.

“Meu é o primeiro, mas, ele tem mais.”

“Bom! Qual vai ser o nome do menino?”

“Efraim Isaac!”

“A senhora quer que Efraim seja na versão antiga ou na versão nova?”

“Não entendi; o que é essa tal de versão antiga?”

“Efraim com ph ou Efraim com f!”

“A mulher fica confusa e olha para o marido.”

“Onde você arrumou esse nome tão feio. Meu filho não vai ficar com esse nome, não!”

“O nome é lindo e bata na boca três vezes ao falar mal dos nomes bíblicos. Efraim é filho de José, e, neto de Jacó, que o criou.”

“Mas é muito feio.”

“Já Isaac é filho de Abraão com sua esposa Sara”.

“Por acaso não foi ele que Abrãao ia marar para Deus?”

“Matar? Ele ia sacrificar.”

“Pois é a mesma coisa. O menino ia morrer com a garganta cortada. Eu não quero nenhum desses nomes pro meu filho!”

A discussão corria solta. Gilberta acena a bandeira da paz.

“Como vai ficar o nome completo do menino?

A mulher, já certa de ter ganho a parada, responde com ternura olhando para o pequeno Efrain.

“Efrain Isaac Antonio Almeida Benedito Castro Corrente Costa da Silva.”