PRECONCEITO OU IGNORÂNCIA?
"A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, cometeu um “escorregão” em entrevista gravada que concedeu à sua própria assessoria e que foi ao ar na noite do último domingo, 2. Ao falar do filme "Vidas Secas" (1963), de Nelson Pereira dos Santos, a pré-candidata à Presidência disse que a história retrata "todo o problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste pro Brasil". (Fonte: Jornal O Povo).
Ignorância ou preconceito? Eu aposto nos dois, principalmente no último. Esta senhora, Dilma Rousseff, uma ignorante, que faltou às aulas de geografia, pretende governar o nosso país. País de todas as raças e credos. País, onde poucos têm muito e muitos têm tão pouco. Mas, é o nosso país, que amamos com todas as nossas forças. Seria um ato falho? Não tenho dúvidas. Felizmente, esta é, apenas, uma expressão destoante do que pensa a maioria dos nossos irmãos sudestinos. Por outro lado, ninguém desconhece o fato de que o povo pobre e faminto do Nordeste, historicamente, sempre buscou o Sul ou o Sudeste, para, por direito próprio, e muito trabalho, dar uma vida melhor para sua família. E há décadas, tem derramado o seu suor e ajudado a construir e a fortalecer a economia da parte mais rica do nosso país. Explorado, de todas as formas e meios possíveis, seja no campo, trabalhando no corte da cana-de-açúcar ou na cidade, o nosso povo - forte e destemido - continua firme em seu propósito de tirar os seus filhos da miséria a que foram submetidos pelo poder dominante, sob o beneplácito de Brasília, que também ajudou a construir. É tamanho o preconceito para com os nordestinos que, mesmo tendo o apoio de um dos maiores homens que o Nordeste já gerou, ela não teve pejo de tripudiar, mais uma vez, de nosso povo. O povo nordestino, certamente, saberá dar-lhe a resposta que merece.