Dilma Russeff e o preconceito contra os nordestinos...

Dilma Russeff e o preconceito contra os nordestinos...

Os organizadores da campanha de Dilma Russeff acham que devem trava um combater de vida e morte, na Internet. Aí, botaram Dilma no Twitter e num blog, sob a orientação de um tal de Marcelo Branco, cuja primeira iniciativa no cargo foi a criação de uma montanha de IPs falsos, para uso durante a campanha (o que não deixa dúvidas quanto à intenção e o padrão ético da figura).

Começaram logo as críticas ao Twitter. Vieram correndo afirmar que era Dilma quem escrevia os posts. Mas, uma foto infeliz (ela, à frente de um laptop, cuja área de trabalho sequer mostra um campo de digitação de post - ou algum texto digitado), detonou a iniciativa.

Agora, botoram uma entrevista da Dª Dilma no blog de campanha, com o intuito de mostrar que ela é culta, lustrada e, por assim dizer, afável e chegada aos "papos cabeça".

Conversa vai, conversa vem, durante a tal "entrevista" que foi concedida ao assessor Arnaldo Branco, ela entra a tecer comentários sobre o filme "Vidas Secas", baseado no livro homônimo e, lendo o telepromter*, afirma que o tal filme é sobre "a saída de pessoas do nordeste para o Brasil"**.

Prestem bem atenção na frase. E lembrem-se de que ela estava lendo um texto já preparado no teleprompter...

Aparentemente, Dilma comenteu uma gafe, pois queria dizer, talvez, que os nordestinos do filme sairam de sua terra de origem e marcharam para o sul do país.

Mas, eu desconfio disso. Para mim, o caso é outro. E pode envolver o Dr. Freud, pai da teoria psicanalítica, que disse que o indivíduo, em certas circunstâncias, comete determinadas falhas de natureza inconsciente, em gestos, atos e falas, que revelam o seu verdadeiro conceito sobre determinado fato, pessoa ou assunto.

Se o texto que ela leu no teleprompter é dela, então, está configurado um notável "ato falho", que agora está documentado e viajando no espaço virtual, que revela exatamente o que ela pensa da região nordeste do Brasil - e, em especial, dos nordestinos.

Ou seja, no que ela disse está subentendido que o nordeste, de alguma forma, não pertence ao território, ao complexo humano, geográfico e econômico que ela considera o Brasil, a pátria brasileira. Ou seja, no Brasil mental de Dilma não tem nordeste - tem nordestino, que migra de uma remota região chamada nordeste para o território do país, não sendo, por isso, exatamente um nacional.

Se o texto não é seu, a situação não fica mais confortável. Pois, de qualquer forma, aprovou e transmitiu o pensamento de alguém de seu staff de campanha que tem uma idéia tosca sobre os estados da região nordeste, os nordestinos, nacionalidade e integração nacional.

Tem gente que chama isso de mente preconceituosa. E alguns, como eu, que acha que o caso é de uma mentalidade discriminatória. Muitos acontecimentos lamentáveis começaram com a disseminação de pensamentos desta natureza.

Agora, ela vai correr atrás do prejuízo e, tentar remediar o que disse. E talvez cometam outras falhas, nesta correria. E é claro, que muita gente vai inquirí-la do fato de não ter ao menos se recordado de que a origem de seu padrinho de candidatura, Lula, é nordestina.

E não é o que ela tem feito até agora? Cometer gafes e equívocos e, depois correr atrás, com o padrinho dando uma força?

* Telepromter é um aparelho com uma tela acoplada, que fica embaixo ou acima das câmeras dos estúdios de TV, onde é exibido o texto que os apresentadores vão lendo, ao longo dos programas.

** No livro "Vidas Secas", um clássico absoluto da literatura nacional escrito por Graciliano Ramos, os personágens Fabiano (Biano), Sinhá Vitória, os dois filhos e a cachorra Baleia - que, inversamente aos personagens humanos, vai se humanizando no decorrer da história - saem de um lugar e uma realidade inóspita e marcham para o desconhecido, para a extinção...

.........................................

Voltei em 04.05.2010 - Marcelo Branco, o tiozão genial assesor de Dilma Russeff para a Internet, escreveu ontem eu seu Twitter: "“escorregão”? de Dilma ao dizer q retirantes migravam do Nordeste “pro Brasil”. Os migrantes migraram p onde? Só para SP?"

Sintam o drama.

Este senhor acaba de nos informar, cheio de sentença, que existem o Brasil, um outro país chamado São Paulo e o nordeste - a região de onde, nas palavras de Dilma, emigra nordestinos.

Sem comentários.