NÃO TENHA DÓ, TENHA ATITUDE.

Sempre foi assim, quem está em menor número já entra em desvantagem, ou seja, sempre encontra uma dificuldade maior para alcançar seus objetivos, parece que os degraus da escada ficam maiores, mais espaçados, dificultando à subida.

Observo a difícil vida daqueles que estão nos grupos denominados de “minorias sociais”, aquelas pessoas que todos os dias lutam não para ficarem ricas e famosas, mas sim para serem iguais a todos os outros, isso mesmo, lutam para tentar com que alguém de bola para aquela nossa “cartilha” chamada constituição.

Todos sabem e cansam de ouvir: - Somos todos iguais, temos os mesmos diretos... e eu pergunto? Onde? Na lua, em marte ou quem sabe no fantástico mundo de Bob?, porque aqui na terra não estamos nem perto disso e sinceramente ainda não vejo sinal de luz no fim do túnel. Vejo um mundo onde seus direitos estão diretamente ligados ao seu dinheiro, isso mesmo, a grana que você tem, o sobrenome que você leva ou ao cargo que você ocupa, fazendo uma regrinha de três acharemos o resultado de seus direitos.

Porem, sinceramente não vejo os governantes como os únicos culpados, claro que campanhas e projetos de inclusão social são escassos, mas além do governo, vejo um grande descaso da sociedade como um todo, isso mesmo, essa sociedade da qual eu, você, seu vizinho, seu cunhado, sua tia fazemos parte. Como não temos exemplos da luta dessas pessoas em nosso dia-a-dia, parece que essa luta não é nossa, então para que lutar, não é? Naturalmente aprendemos tratar as minorias da maneira mais fácil que existe, excluindo-as do nosso dia-a-dia, tornando-as invisíveis ou confortavelmente tendo “dó”.

Essas pessoas não precisam que a sociedade tenha dó, nem que as pessoas olhem com cara de pena, nada disso, pelo contrario, isso é tudo que elas não precisam, essas pessoas precisam de oportunidades e reconhecimento, isso sim, e isso é bem mais difícil de obterem... Ter “dó” é a coisa mais fácil que podemos oferecer a alguém, mas também é a coisa mais inútil, porque não traz beneficio algum, por isso recomendo: não tenha dó, tenha atitude.

Procure transformar sua Dó, em atitudes... com certeza estará ajudando muita gente.