O Futuro Chegou!
 
            Certas marcas patentes de evolução batem a todo o tempo na cara da gente. Não falo apenas das descobertas tecnológicas que comprovam, sem margem de dúvida, que o futuro chegou. Dentro do alcance que me possibilitam meus quarenta e tantos anos de navegação biológica, atesto que os pessimistas levaram de goleada, e continuam levando.
            Algumas das ¨teorias¨ negativas que ouvi na minha infância, e que me trouxeram pesadelos terríveis, desapareceram por completo diante da frieza dos fatos. Vamos a algumas delas:
            - ¨No ano 2000 o Brasil terá mais gente passando fome do que a Índia.¨ O ano 2000 passou (e o mundo ¨ainda¨ não acabou) e tanto o Brasil quanto a Índia são nações emergentes destacando-se como admiráveis mundos novos em um momento que as economias européias derretem.
            Ambos possuem um largo contingente de população jovem e disposta a vencer na vida, enquanto os europeus veem sua massa populacional ruir e afundar-se em velhos conceitos que tragam suas economias para uma estabilização que prenuncia o declínio que antecede a morte.
            Obviamente ainda temos que avançar em muitos campos, mas a teoria da fome coletiva subindo a todos pelas paredes desmoronou, sem desmerecer que precisamos acolher e resgatar muita gente de bolsões de miséria, tanto lá quanto aqui.
            - ¨Um assaltante vai adotar cada família morando na sua casa em troca de comida¨. A violência realmente nos assusta, mas estamos longe de termos adotado assaltantes em nossa casa.
            - ¨Não haverá mais casamento.¨ A indústria dos casamentos, além de em fase dinâmica, abriga hoje casamentos homossexuais em um claro avanço liberal que reconhece, no seio da sociedade, o direito de união estável àquelas minorias.
            - ¨Os militares vão ficar para sempre no poder.¨ Encontram-se sossegados nos quartéis defendendo a nossa soberania dentro das funções pertinentes.
            - ¨A inflação nunca vai acabar.¨ Embora nos assombre, encontra-se muito distante do monstro que devorou nossas finanças por décadas.
            - ¨O Lula não tem capacidade para ser presidente: será o fim.¨ O homem está no segundo mandato.
            Dessa forma, apesar de sofrermos com as drogas que mutilam muitas famílias, com o trânsito indecente das grandes metrópoles, com a urgência de socorro ao meio-ambiente, com a violência urbana, com a corrupção no meio político (essa uma praga sem limites), temos razões de sobra para apostar na capacidade humana de moldar o seu destino e, sem ufanismos, traçarmos planos de maior relevância para o futuro, resolvendo os problemas com maturidade e sabedoria. A humanidade, como um todo, também aprende...