REFLEXÃO SOBRE O OLHAR

Reflexão sobre o olhar.

É inegável que o desenvolvimento da tecnologia nos trouxe muitos benefícios, mas não podemos fechar os olhos às dificuldades que ela também nos trouxe.

Há alguns anos, lembro-me que era comum ouvirmos: “ o homem será dominado pela máquina”. Ainda há os que acreditam nisso.

Certa vez, lendo uma reportagem sobre educação, o autor afirmava que a grande tendência é o professor tornar-se totalmente obsoleto.

Ele defendia que toda aprendizagem poderia ser feita através dos meios de comunicação, principalmente pelo computador

Sei que os computadores são formidáveis e que transformaram totalmente o nosso modo de viver, substituiu o homem em algumas de suas atividades. Tornou-se uma das causas do aumento do desemprego Aumentou a dinâmica de nossa vida. Mas recuso-me, terminantemente, a acreditar que ele possa substituir o ser humano.

Jamais uma máquina poderá nos passar todas as aprendizagens necessárias para sermos verdadeiras pessoas.

É só pensarmos no modo como aprendemos com nossas mães o momento que elas não queriam que estivéssemos na sala quando recebiam uma visita. Elas não precisavam falar, bastava o olhar. Também não precisavam dizer o quanto nos amavam e se preocupavam conosco, bastavam os olhares e nos sentíamos aconchegados mesmo que não houvesse o abraço.

Lembrarmos dos olhares da nossa adolescência quando nos apaixonamos pela primeira vez, daqueles olhares de orgulho de nossos professores ao ver o quanto éramos esforçados para aprender...

Que máquina poderá nos contagiar com a alegria ou a tristeza dos olhares...

Com a magia do sentir?

Não posso escrever ou falar muito, preciso aprender a olhar, aprender com o olhar...

Regina Roppa Evilásio