Globalização
Um dia desses conversando com um jovem Turquês (usando o tradutor da Google é claro, no Livemocha site de idiomas), descobri que na Turquia não se pode acessar alguns sites como You Tube e, no mesmo dia, havia lido uma matéria numa revista sobre o Google que desativou seu escritório na China por censura, pois o governou local espionou e-mails dos usuários da gmail e considerou que se tratava de ameaça à “soberania da nação”.
No caso da Turquia, Constantinopla outrora, com cerca de dez mil anos de história, o interessante foi perceber que apesar de ser proibido a acessar certos sites, o jovem turquês vez ou outra atendia um celular moderno e usava roupas muito parecidas com as dos jovens daqui. Quis conversar sobre o que achava disso tudo, porém não obtive êxito, disse que era tudo uma questão de política e que detestava esse assunto. Eis mais uma semelhança com os jovens americanos.
De fato a política é um assunto que pouco ou nada nos interessa, apesar de sermos frequentemente e cotidianamente influenciados por ela, mesmo que não admitamos ou queiramos! E cada dia que passa estamos nos tornando iguais a qualquer pessoa do mundo... Iguais até demais, sem qualquer identidade... A não ser aquela a que estamos sendo condicionados.
Não fiquei assustada por saber que na Turquia ou na China há censura, pois apesar de no Brasil e em outros países sermos “livres” em muitos aspectos e podermos acessar qual site que quisermos, percebo que talvez nos auto-censuramos... Já perceberam que sites sempre acessamos? Que roupas sempre vestimos? Que música sempre temos que ouvir???? E perceberam o que nós achamos sobre a política???Porém, não sei se saber tudo sobre política nos ajudará muito, é comum vermos algumas pessoas que se dizem politizadas, mas que só lutam em causa e por causa própria, muito mais interessados em se promover que de fato fazer algo para melhorar a realidade de seu bairro, cidade ou país.
Na mesma ocasião da “conversa turquesa” e da “matéria chinesa” lembrei um texto que um aluno do 2º ano escreveu sobre o que ele sonhava para a vida dele: “Quero ter muito dinheiro e várias mulheres ao meu redor como naqueles videoclipes da MTV”.
De fato alguns jovens têm conseguido isso, mas a custo de que? E a grande maioria vai deixando a vida passar, sem perspectivas, mas com um celular de última geração, ouvindo a música do momento no mp12(?), falando sobre o último episódio do Big Brother e loucos para comprar aquele mais novo “modelito” da novela ou o ter cabelo verde da apresentadora da MTV. O que será de nós? Estaremos presos na nossa própria armadilha? Todavia, continuo me perguntando:
Por que eu devo gostar de um único estilo musical?
Por que eu tenho que aprender inglês se gosto de francês ou espanhol?
Por que eu devo pensar como todos pensam?
Por que eu devo acreditar que eu sou livre?
Por que eu não posso mudar?
Por que para ter personalidade eu tenho que ser igual a todo mundo?
Por que para ser eu tenho que ter?
Ter um corpo sarado...
Ter um namorado ou marido...
Ter um carro transado...
Ter um emprego reconhecido como de sucesso...
E caso não tenha tudo isso:
Ter uma ideia diferente...
Ter uma inteligência acima da média...
Ter algo, porque se não tiver nada serei...
“Ô sistemazinha” cruel esse em que nascemos, mas é preciso viver e prosseguir aceitando tudo para não enlouquecer, é preciso ficar cego, surdo e mudo mesmo porque se corre o risco de ser chamado de comunista!