SOCORRO! ESTÃO MATANDO A CLASSE MÉDIA NO BRASIL!

As mudanças sociais não acontecem abruptamente. Quando a realidade concreta se estabelece, é resultado de anos e anos de pequenos sinais. Que, por pequenos, muitas vezes nem são notados. O possível desaparecimento da classe média brasileira, é resultado de muitos golpes sobre uma classe que é o motor sócio-econômico do País. Uma classe provida de cultura e conhecimento é uma ameaça aos que querem manter o status quo vigente.

Originária no final do regime feudal, a burguesia foi responsável pelas grandes transformações históricas da Idade Moderna, tendo como mola mestra o comércio e a Revolução Industrial. Detentora do capital tornou-se uma classe forte, assumindo o desenvolvimento econômico e cultural da sociedade. No Brasil a burguesia acabou sendo formada por elementos da classe média alta que, aos poucos, foi se isolando através do enriquecimento crescente e, consequentemente, passou a influenciar os altos escalões do governo. Aliado a ela formou-se um novo tipo de "classe social": a classe política, que engloba elementos de todas as categorias, uma vez que, sendo uma democracia, lá são colocados pelo voto popular. A política brasileira tornou-se um "degrau" para ascender socialmente. Surgiram os políticos "de carreira", cujos cargos foram se perpetuando. Uma classe corrupta, gananciosa e sem o menor sentimento cívico, que esqueceu porque e para que lá está. Enquanto isso, o restante da classe média, detentora do trabalho, foi empobrecendo. Impostos abusivos, burocracia exagerada para abrir novas empresas, profissionais liberais com dificuldades de se manter, salários cada vez mais defasados. Tudo isso prejudicou a classe média de tal forma que mudou o escalonamento social brasileiro. Temos os muito ricos, os remediados ou quase pobres, os miseráveis e, no topo, a classe política.

Não estou querendo dizer que inexiste classe média no Brasil. Intelectuais, empresários e comerciantes, profissionais liberais ainda são assim considerados. Mas pagam um ônus muito alto por isso. Porque são os mais penalizados quando há sanções econômicas, aumento de impostos, do custo de vida, defasagem nos salários, etc. Por que? Porque o rico dificilmente é atingido e o miserável já "cristalizou" pela falta de esperança. Intelectualizada e motor das transformações, tornou-se perigosa aos poderosos. Era necessário enfraquecê-la. E os sucessivos governos, dessa nova classe corrupta e sem moral, estão conseguindo. Cá estamos nós do Recanto das Letras, enxergando a situação, vendo a derrocada, assistindo esse tsuname que assola o País e o que podemos fazer? A aranha enredou-nos em sua teia. Escrevemos, criticamos, gritamos. Mas, como poderemos atingir e nos fazer ouvir por um povo que, de tão miserável e sem perspectivas, troca voto por bolsa família, por uma tina de água, por uma cesta básica?

Sinceramente, estou quase perdendo a esperança. E vocês?

Giustina
Enviado por Giustina em 01/05/2010
Reeditado em 11/02/2014
Código do texto: T2231405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.