AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS
AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS E SEUS EFEITOS
O PAPEL DO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC
LEIS 11.638 E 11.941 – ALTERAÇÕES
Palestrante: Antônio de Pádua Soares Pelicarpo
Em uma palestra para alunos de Ciências Contábeis da Faced, o Professor Antonio de Pádua Pelicarpo falou sobre a importância das novas normas Contábeis e seus efeitos para o ramo da contabilidade no Brasil.
Os contadores brasileiros passam por profundas transformações profissionais e comportamentais para serem inseridos no mercado internacional de Contabilidade. Somente nesse aspecto, para os profissionais da Contabilidade haverá uma evolução profissional, uma vez que a norma padroniza o modo de como o contador de qualquer parte do mundo irá proceder para que o processo contábil seja de fácil compreensão para os profissionais da contabilidade e para os usuários da contabilidade. A norma insere o Brasil no mercado mundial de contabilidade.
Preocupados em dialogar com as novas normas e seus efeitos na contabilidade, o Sistema de Contabilidade Brasileira criou o CPC - O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC é a principal entidade no Brasil que atua na convergência ao IFRS. É esse Comitê que tem a responsabilidade de interpretar, elaborar e se pronunciar sobre documentos que facilitam a execução das novas normas contábeis inseridas pela Lei nº 11.941 e suas alterações.
Após o advento das novas normas, o CPC criou diversas normas e pronunciamentos que facilitam e ampliam a capacidade interpretativa dos profissionais da contabilidade brasileira, além de dialogar com as normas internacionais. Eles fazem adequações com as normas internacionais para inserir o Brasil no mercado internacional de procedimentos contábeis.
Na verdade, de acordo com as palavras do Prof. Antonio de Pádua as novas normas trouxeram, em seu bojo, a possibilidade de valorizar o Profissional da contabilidade brasileira, uma vez que ela disponibiliza o mercado internacional para os profissionais da contabilidade brasileira. As novas normas trazem, consigo, novas tecnologias e um novo paradigma contábil e deixa o mundo da contabilidade com as mesmas normas de trabalho.
As novas normas não são uma ameaça para aquele profissional pesquisador, que gosta de estudar novas técnicas de trabalho. Ela é uma ferramenta importantíssima para facilitar o serviço contábil e, ao mesmo tempo, fazer do profissional contábil uma profissão com um regulamento único e especial.