O GRANDE MASTURBADOR

Sexo era uma das obsessões de Salvador Felipe Jacinto Dalí. Obsessão que ele não ocultava, ao contrário tentou trabalhar seu mundo emocional, suas fantasias e seus desejos através da arte.

O grande masturbador é um famoso quadro que Dalí, nascido em Figueiras, na Catalunha, Espanha, em 11 de maio de 1904, pintou aos 25 anos de idade.

Salvador Dalí sempre foi rebelde, seu pai enviou-o à Madri para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando, mas foi expulso um ano depois. Em 1928, já em París, aderiu ao movimento surrealista, e conheceu Gala, o grande amor de sua vida.

Foi amigo do controvertido cineasta Luiz Buñuel, diretor de: Belle de jour (A bela da tarde - 1967) e do brilhante poeta Federico García Lorca.

Sua genialidade, seu temperamento, sua visão excêntrica o tornaram ícone da arte sem fronteiras, a arte que rejeita a cópia e impõe a criatividade, a visão e a liberdade do artista.

Em 1882, com a morte de sua esposa entrou em depressão. Morreu em 1989, em Figueiras, na Espanha.

O grande masturbador, técnica óleo sobre tela, estilo surrealista, faz parte do acerbo do Museu Rainha Sofía, em Madri. O quadro foi um legado de Dalí para o Estado espanhol.