Por trás de todo grande homem

Existe uma grande mulher. (Notem que eu não disse atrás de um grande homem). Repasso a história que ouvi através do estimado maestro Luiz Aguiar, esse especialista em corais de cantos de óperas: - Quando os Estados Unidos da América do Norte, comemoraram os duzentos e cinqüenta anos de independência, resolveram criar um hino alusivo à data. Abriram as inscrições para compositores de todas as partes do mundo. Quando faltava um mês para o encerramento, a mulher do nosso glorioso compositor Carlos Gomes que vinha naquele tempo, de um estrondoso sucesso na Europa com a sua ópera “O Guarani”, disse ao marido: - Por que você não se inscreve também? – Carlos Gomes objetou: Que é isso mulher! O que vou fazer lá? Ainda mais que só faltam trinta dias para o encerramento do concurso! – Ah, você tem que tentar – disse ela. Faz e não faço, acabou Carlos Gomes fazendo mais para atender ao pedido da mulher. Escreveu somente a melodia principal e mandou-a pelo correio. A carta deve ter viajado de navio mais ou menos mais um mês até chegar ao seu destino. Lá chegando eis que ainda estava reunida a comissão julgadora. Até então tinham premiado somente o segundo lugar, não encontraram música à altura do grande evento para ocupar o primeiro lugar. Quem abriu a carta com a partitura fora o famoso compositor Verdi, esse conhecido de Carlos Gomes. Pegou a partitura e tocou-a ao piano exclamando: Ora ora, se não é o indiano,(era assim que ele se referia a Carlos Gomes). Como presidente da comissão, resolveu de acordo com o seleto grupo, declarar Carlos Gomes como o vencedor do concurso. Mandou passagens para ele e esposa. Chegando lá, o nosso compositor escreveu para toda orquestra o seu hino e recebeu ainda um prêmio em dinheiro... A essas mulheres maravilhosas que tecem nossos dias, devemos render a cada manhã, um louvor de eterno agradecimento... Homenagem especial a uma dessas guerreiras: Chiquinha Gonzaga.

Carlos A Funghi
Enviado por Carlos A Funghi em 29/04/2010
Código do texto: T2227839
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.