Hoje é dia de ser feliz

Certa vez li um artigo na revista Seleções, com o título: Não tem importância.

Nesse artigo a autora mostrava a importância de não dar importância às coisas negativas que nos rodeiam no dia a dia. Trata-se de uma tremenda aula de força de vontade, de otimismo, de superação. Mas para se ter um mínimo de qualidade de vida, isso é necessário.

Os torcedores contra são muitos, as adversidade idem. Mas se conseguirmos confiar em nós mesmos o suficiente e acreditar em nosso poder de superação, com certeza que sairemos no lucro lá adiante. Meio chamuscados às vezes, mas inteiros, firmes, de cabeça erguida.

Claro que em alguns momentos somos compelidos a entregar os pontos, a nos render à correnteza. E então nesse momento temos de lançar mão de nossa reserva de energia para os momentos mais pesados.

Quase sempre somos estimulados a procurar nosso bem estar e nossa felicidade exteriormente. Na aquisição de um bem que tanto queremos, no nosso par, na mesa e tantos outros pontos. No entanto, a felicidade está dentro de cada um de nós. Exclusivamente. Cabe-nos entender e aceitar essa verdade. Claro que os estímulos externos ajudam, são sim muito importantes, mas apenas nos oferecem alguma condição de apoio.

Precisamos entender que nós somos nosso esteio, nosso motivo de ser feliz. Por nós. É um presente que precisamos nos dar todos os dias.

Se conseguirmos isso, com certeza teremos condições de irradiar esse clima para as pessoas que nos rodeiam, que sentirão em nós o referencial de bem-estar.

Pessoas mal humoradas irradiam mal humor à sua volta. Pessoas alegres e bem humoradas irradiam esse bem-estar. Cabe-nos a consciência dessas diferenças e fazer a opção. Claro que não se trata de uma tarefa fácil. Em muitos momentos, nos sentimos sem chão, sem sentido de existir.

E então, vale a penas nos apegar à nós mesmos, como fonte de segurança, com coragem e capacidade de vencer. E quase sempre vencemos.

Eu não prego o individualismo, o salve-se que puder. Não é isso. Prego que devemos reconhecer o nosso valor. Devemos ter a consciência que de somos fortes, somos capazes de fazer as nossas opções. Se tivermos ambiente favorável, tanto melhor. Se não tiver, será um pouco mais penoso, mas com nossa própria energia conseguimos a superação.

E eu posso fazer a opção: Hoje é dia de ser amargurado?

Não! Hoje é dia de ser feliz.

Se as circunstâncias conspiram contra, haveremos de dar a volta por cima, ajustar as coordenadas e seguir adiante. E então, no mínimo tentar ser feliz. Se não hoje, tenhamos condições de preparar para que amanhã, sem sombra de dúvidas, seja o dia de ser feliz.

Faria Costa
Enviado por Faria Costa em 28/04/2010
Reeditado em 13/09/2013
Código do texto: T2225058
Classificação de conteúdo: seguro