AQUILO QUE ESTÁ AO NOSSO ALCANCE...

Gosto de frequentar site de reflexões que trazem grandes crônicas sobre a diversas condições humanas, orientando e encaminhando as pessoas por caminhos que denotem uma vida de bondade e de dignidade. Hoje não foi diferente quando deparei com uma linda mensagem através do título "Ao Nosso Alcance", quando o autor do texto narra sobre um incêndio na floresta e os animais saem em fuga, conquanto, uma andorinha - que pelo ar não se exporia às labaredas - faz um esforço incomum indo a um lago, para molhar suas asas e sobrevoar sobre o fogo pingando as pequenas gotículas de água.

Olhando esse gesto isolado evidente que não seria suficiente para apagar o fogo, mas se fosse visto como um exemplo de dedicação e de luta para vencer as labaredas, isso poderia despertar em todos os animais a força do conjunto e todos unidos poderiam cada um deles trazer um pouco d'água e assim teriam mais chance de vencer o fogo.

Assim, é a vida, não seremos capazes de vencer algo grandioso só com o nosso gesto. Melhor dizendo, como no Brasil existem muitas injustiças, não seria apenas criticando e cruzando os braços que alcançaríamos um resultado positivo para combater esse mal. Entretanto, agindo diferente e mostrando que existe um outro caminho - talvez mais árduo e mais difícil - mas com a certeza de colher um resultado satisfatório, cada um de nós deve dar exemplo positivo para se enfrentar essas barreiras. Esse minúsculo sinal de resistência poderá desencadear uma corrente nas outras pessoas de boa índole, fazendo com que a sociedade se situe dentro dos bons exemplos.

Quando enxergamos uma praia, com visual aconchegante e receptivo e porque naquele local existe harmonia. Observamos nela uma areia fina que se estende pela orla do mar, propiciando que seu amigo fraterno lhe ofereça as línguas de ondas que lhes sugam as impurezas. Não obstante, a fraternidade entre eles não é o único marco da integração que ali se observa. Ocorre que a areia não se constitui de um único aparato contínuo e de grande extensão. Ela é constituída de pequenas partículas que se juntam formando a grandiosidade da sua formação. Assim, nessa simples contemplação da mãe natureza observamos alguns elos de profunda reflexão que são a integração, a amizade, a troca de gentilezas, cujos ingredientes isolados servem para servir um todo, por isso o mar e suas praias são coisas que observamos com tamanha admiração.

Estamos em épocas de eleições. Sabemos que o mundo político é complexo e cheio de casuísmos que estão manchados pelo sistema hipócrita criado por uma política deturpada e cheia de candidatos oportunistas. Como resolver essa questão, quando sabemos que mesmo um candidato que tenha bons princípios irá enfrentar situações que lhe retirarão o poder da lealdade eleitoral? A questão é mesma do exemplo acima. Cabe a cada um de nós procurar agir com bondade no coração, fazendo enxergar pelas pessoas que nos rodeiam o quanto nós buscamos atingir os princípios comuns de forma que venhamos a reconhecer que nossos direitos são limitados e que só vão até a encruzilhada em que deparamos com o direito alheio. Isso passa pela educação dos nossos filhos ensinando que eles devem respeitar as outras pessoas de bem. Os pequeninos devem saber que suas aspirações só serão legítimas quando o seu alcance não for através de desvios que levam a caminhos escusos.

Assim, o dia que soubermos agir como a natureza, mostrando integração e solidariedade de tal forma que um elemento possa ser o complemento de outro, estaremos marchando para melhorar tudo o que existe em termos de relações humanas na face da terra. Teremos bons políticos, teremos bons vizinhos, teremos menos miséria, teremos menos preconceito, teremos menos desastres naturais, pois todas essas condutas, basicamente, irão contribuir para o respeito à natureza, já que as regras para preservá-la são ditadas diuturnamente, mas não são eficazes, porque não temos vontade política de aplicá-las.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 28/04/2010
Código do texto: T2224711