Silêncio Ambicionado

É, meu caro leitor, olhe eu aqui brincando de escrever de novo (e você de ler, espero). Quando se brinca com coisa séria tem-se um gostinho de aventura...

Mas o que quero escrever não é de aventura, é justamente ao contrário, de quietude. Estava conversando com um amigo o outro dia (ontem, seja lá quando for o seu ontem, leitor – mas querendo dar uma idéia do frescor das lembranças). E ele me contava que seu grande sonho de futuro é quietude e simplicidade, numa vida nada ambiciosa.

E aí que parece haver um problema: poucas pessoas aceitam as que não possuem ambição. E menos pessoas ainda conhecem o sentido da palavra ambição! Em nenhum momento é um sentido positivo! Sua origem, latina, quer dizer circular em busca de votos. Outra maneira de ver é como desejo pelo poder.

Como então ser ambicioso pode ser algo bom? Se você deseja o poder, depois de conquistá-lo, o que fará? Exercerá este poder? E como compensar pelos custos que este conquistar causou? Se algo te custa, algo tem que ser ressarcido por alguém. Isto é que se chama exercer o poder: usá-lo para conseguir coisas e sentimentos que te demonstrem que valeu a pena. Isso me parece muito cansativo, trabalhoso e correndo o risco de não se conseguir o resultado esperado.

Agora pensemos na quietude. Todos os seus significados e sinônimos remetem à idéia de paz, tranqüilidade de espírito. E tenho certeza que já lhe disse antes, leitor meu, como conquistar esta paz de espírito (leia Dicas de Paz Interior – é sim, fui eu que escrevi para que fosse lido por você, leitor – e aproveita e lê mais, me faça famoso..).

Quietude é gratuito e assim não devemos nada a ninguém nem cobramos nada de ninguém. A quietude tem o dom do silêncio, do não responder de imediato, e este truque de escutar sem responder é muito difícil de se aprender. Mas quando se domina esta técnica aprendemos muito mais do que nos cerca... absorvemos sem sermos contagiados ou ensopados pelas energias alheias... passamos a entender melhor o todo de cada individuo.

E o mais gostoso é que sorrimos muito! A cada silêncio praticado, sorrimos de satisfação de nós mesmos. Quer melhor caminho para o futuro, onde nem será preciso sonhar?

Caro leitor, te vejo por aí e espero que leia meus textos no link acima, He He He (nada como uma propagandinha subliminar... se funcionasse...).

Beijos aos que queiram e abraços aos que precisam.

George Wootton
Enviado por George Wootton em 27/04/2010
Reeditado em 27/04/2010
Código do texto: T2223121
Classificação de conteúdo: seguro