PERDÃO: O SEGREDO DA FELICIDADE!

PERDÃO: O SEGREDO DA FELICIDADE!

Antoni BigCuore

(SP. 11.09.2005, domingo, às 10,25hrs.)

=======================================================

As leituras bíblicas tem sempre uma conotação muito especial. O livro do Eclesiástico, por exemplo, nos sugere: “Rancor e cólera são coisas abomináveis, mas o pecador as conserva. Quem se vinga sofrerá a vingança do Senhor, que severamente lhe pedirá contas de seus pecados. Perdoe a injustiça que o seu próximo cometeu e, quando você pedir, Deus também perdoará os pecados que você tiver cometido. Se um homem guarda rancor contra outro, como poderá pedir que Deus o cure? Se não usa de misericórdia para com o seu semelhante, como se atreve a pedir perdão de seus próprios pecados? Se ele, que é carne, guarda rancor, quem perdoará os seus pecados?” (cap.27, v.30 e cap.28, vers de 1 a 5).

No Evangelho de Mateus, capítulo 18 – 21-35, Pedro pergunta ao Mestre quantas vezes deveria perdoar o seu próximo, até sete vezes? Jesus lhe responde que deve ser 70 x 7(setenta vezes sete). O que na linguagem hebraica significa eternamente. Perdoar sempre, eternamente! Para os judeus o numero 7, significa a perfeição.

Perdoar, etimologicamente, per + doar. Doar, lembra doação. Perdoar é dar alguma coisa. É dar saúde, paz e alegria ao outro. É lucro na saúde, na alma e no coração! A pessoa que perdoa ela está lucrando na própria saúde, pois já está provado cientificamente que a pessoa que odeia, guarda rancor contra outra, seu organismo libera o chamado ACTH, um hormônio negativo capaz de fazer muitos estragos na mente e coração da pessoa. O principal hormônio inserido nesta classe é a adrenalina que, quando segregada em quantidades exageradas na corrente sanguínea, provoca toda uma sorte de estragos, podendo até matar.

Alguém poderia questionar. Bem, mas eu tenho dificuldades em perdoar. O que fazer, neste caso? Em primeiro lugar, formar em sua mente consciente o DESEJO de perdoar. Diga para si mesmo, eu QUERO perdoar; eu preciso perdoar tal e tais pessoas. Isto já é o grande passo. Concomitantemente, orar muito a Deus, pedindo-lhe que o capacite a perdoar. Sem perdão não há felicidade. E Deus olha sempre os corações humildes, os corações disponíveis!.

Antigamente, os pais ensinavam desde cedo as crianças a necessidade de perdoar. Viver em sociedade não é nada fácil. Mas temos que racionalmente aprender a necessidade de perdoar as pessoas. Devemos voltar a ensinar a nossas crianças (não se esquecer que as crianças REPRODUZEM os valores que os adultos lhes passam), a perdoar. Tudo é questão de hábito!

Quem ama perdoa. E quem perdoa ama. Eis a senha da felicidade! O maior testemunho quem deu, foi o próprio Mestre Jesus. Imitamo-Lo, pois!.

===========================================================

Antoni BigCuore Casagrande. Autor é cantor e Escritor em SP. Seu livro mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo.

===========================================================

Contatos pelo mail, antonibigcuore@yahoo.com.br – Acesse seu LINK na net, www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (depois clik em textos e veja a relação de minhas crônicas, frases e pensamentos. Muito obrigado!)

=======================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 22/08/2006
Código do texto: T222275
Classificação de conteúdo: seguro