NOTÍCIAS E NOTÍCIAS

Apesar do tempo escasso devido ao trabalho, sempre que posso gosto de "especular" na Internet, à procura de coisas diferentes ou curiosas. Professora de História, gosto de "bisbilhotar" o passado, que não precisa, necessariamente, ser tão antigo. Existem fatos da história recente, de 30 ou 40 anos atrás, que são interessantes. Porque a tecnologia mudou o mundo radicalmente de algumas décadas para cá. A comunicação, por exemplo, deu um salto de 100 em 50 anos. Nesses meus passeios "internáuticos" me deparei com notícias de alguns anos atrás e me chamou a atenção a forma como foram anunciadas e o tempo que levaram para tal. Por elas dá para ver o desenvolvimento das comunicações no decorrer das últimas décadas.

1) New York Times: "Titanic afunda 4 horas após atingir iceberg" (16/04/1912) - Essa foi a manchete pouco precisa, dada dias após o naufrágio.

2) Daily Mail: "Hitler morto" (02/05/1945) - Na época ninguém tinha certeza se a notícia era verdadeira. Alegavam que Hitler morreu em ação. Descobriu-se depois o suicídio.

3) Chicago Tribune: "Atirador mata Kennedy" (22/11/1963) - Cinco anos depois, seu irmão Robert Kennedy foi morto também a tiros. A manchete do Daily Mirror foi apenas: "Deus! De novo não!".

4) Evening Standard: "O primeiro passo" (21/07/1969) - "Até que se prove o contrário, Neil Armonstrong foi o primeiro homem a por os pés na Lua".

5) Los Angeles Times: Beatle John Lennon assassinado" (09/12/1980) - As 10:49 do dia anterior Lennon era baleado por um fã.

6) The Daily Telegraph: "Guerra na América" (11/09/2001) - No mesmo dia todo o mundo noticiou o ataque as Torres Gêmeas. A manchete foi eleita a mais memorável dos últimos 100 anos.

Agora observem a diferença :

a) Monteiro Lobato, após dois espasmos cerebrais, morreu as 4 horas da madrugada de 04/07/1948. O Repórter Esso, na voz de Heron Domingues, anunciou assim: "Agora uma notícia que entristece a todos _ acaba de falecer o grande escritor patrício Monteiro Lobato".

b) "Único, excêntrico, polêmico, mas artista inigualável". Foi assim que a imprensa americana _ sites, jornais e canais de TV _ noticiaram a morte de Michael Jackson. O impressionante é que não teve chance para CNN, New York Times ou agências como a Associated Press. O primeiro a noticiar a hospitalização e a morte de Michael Jackson e o primeiro a divulgar a gravação do telefonema para a emergência, foi um SITE de fofocas sobre celebridades, o TMZ.

Pela velocidade com que caminha a comunicação, não é de admirar que logo as notícias passarão em ondas coloridas, tipo aquela fumaça dos aviões a jato, pelos céus, antes mesmo do fato acontecer...

Giustina
Enviado por Giustina em 26/04/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2221464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.