Dias Melhores Para Sempre...

No dia 01 de abril de 1964 um fato mudou a nossa História. Nosso país foi tomado por um golpe que colocou os militares no poder. Dormiu livre e acordou preso. Essa ação tirou nossa liberdade, nos causou medo e nos silenciou, parte do povo mostrou-se frágil e indefeso diante das barbaridades governistas que causaram danos irreparáveis, destruindo vidas e afetando o modo de viver e pensar dos cidadãos brasileiros.

O que se percebeu foi que a população viveu sob as ameaças da política, sendo impedida de manifestar-se ou indignar-se pelos atos cometidos por quem estava no poder. Foi um tempo marcado pela falta da democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Diante deste cenário a tortura se tornou freqüente em vários lugares do país, principalmente nas capitais onde a perseguição tornou fato do cotidiano em função da intolerância política, cultural e religiosa.

Em toda a nossa história nunca havia ocorrido um fato político tão dramático e violento, que causasse tanta tristeza e dor.

Apesar da dor e da morte de tantos inocentes, a retaliação foi o principal desejo do governo direitista e da população conservadora e alienada, contra uma população intelectualizada e culturalmente ativa, que se manifestava nos palcos, nos festivais, nos jornais e nos livros, demonstrando uma brasilidade na alma.

Isso tudo demonstra que cada dia mais os seres humanos se tornam intolerantes e insensíveis, e são capazes de causar dor sem nem ao menos se enrubescer. Um acontecimento como este precisa ser banido de nossas memórias, pois devemos estar em busca de um mundo onde as pessoas possam expressar o que elas têm de melhor. Será que não temos sempre que reavaliarmos posturas e atitudes? Será que não devemos tentar ser “melhores no amor, melhores na dor, melhores em tudo”?1

A humanidade precisa mudar... Precisamos acreditar que o poder, o dinheiro, não são os principais fatores da vida humana. E que este momento tão triste nos permita pensar na importância de uma busca incessante pela liberdade, pelos direitos, para que possamos ter e viver num planeta seguro e harmonioso onde as pessoas se respeitem e se amem verdadeiramente.

Precisamos esquecer as diferenças políticas, religiosas e culturais e passar a aceitar o outro independente de sermos iguais ou não, pois no nosso entender é por causa das diferenças que paramos para nos olhar e rever nossos valores.

É preciso lembrar também, que este não foi o primeiro país a sofrer um golpe militar, mas que outros sofrem violência todos os dias e nada é feito.

Tomara que não tenhamos que viver “esperando dias melhores para sempre...” 2

1 e 2 Trecho da música “Dias melhores” (Rogério Flausino).

Ps: Este texto teve a participação de minha amiga Stella Mendes.

Vasalisa di Katé
Enviado por Vasalisa di Katé em 26/04/2010
Código do texto: T2219809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.