Bofes Virados

Há dias em que estou com os bofes virados. Hoje é um deles. Acordei cedo. O dia estava lindo, mas os meus bofes estavam virados. Por mais que o sol brilhasse, por mais azul que fosse o céu, nada melhorava o meu ânimo; nada alegrava o meu coração, porque os meus bofes estavam virados. Certamente, a maioria dos leitores não imagina sobre o que estou falando. Seria o mesmo que dizer: hoje eu amanheci com a "pá virada'. Sabe o que é estar com a "pá virada"? É o mesmo que estar com a macaca. Ah, você também não sabe o que isso significa? Se não entendeu, vou tentar explicar. Quando se está nesse estado de espírito, nada, neste mundo de meu Deus, poderá melhorar o nosso humor. A propósito, eu não amanheci de ressaca, se é o que você está pensando. Também não estou com o "queijo na cabeça", se é que você me entende. Não, absolutamente, não! Ah, eu também tive uma boa noite de sono, se você pensa que não dormi. É que o velho fígado resolveu derramar bílis demais na corrente sanguínea e estragou o meu humor. Também pudera, no atual contexto, ainda que não se tratasse de algo orgânico, seria difícil manter o bom humor com tanta coisa ruim acontecendo. É quase impossível manter o senso de humor diante de tanta desigualdade social, com tamanho descaso com a saúde pública, com a educação básica e, principalmente, com a segurança pública. Por isso, praticamente, já não saio à noite. E somente o faço em situações de emergência ou quando vou à igreja. Pois, a caminho desta, o pior que poderá me acontecer é chegar diante de Deus literalmente e mais cedo do que desejaria.

Vou ficar por aqui, enquanto é cedo.