MAE E MAE, NAO TEM JEITO

Hoje logo cedinho fui caminhar, e encontrei uma vizinha de condominio, fazia tempo nao a via.

Vida agitada a dela e a minha, e horarios desencontrados, fazem duas pessoas que moram tao perto, ficarem tempo sem se ver.

Coisas do mundo moderno.

Num dedo de prosa, ela contou-me que sua filha, foi para Berlim, fazer determinado curso, e que nao pretende mais voltar.

Minha vizinha, estava saudosa, triste e a palavra que melhor define.

Explicou, que sabe que e bom para a filha, uma excelente oportunidade de vida, mas que nao sabe onde colocar esse sentimento de ausencia, de vazio, que sua menina deixou, em seu coracao e sua casa.

Acrescentou ela: "O ninho esta vazio."

Interessante, que ontem, fomos, eu e o marido, jantar na casa, de amigos queridos, e alem de um encontro pra la de gostoso.

Entenda-se gostoso, em todos os sentidos, pois essa amiga, e uma culinarista de marca maior.

Os assuntos se atropelavam, ja que, os 4 tinham muito que falar, coisa que so acontece onde ha sintonia. Durante, a conversa, vi por diversas vezes minha estimada amiga, com os olhos rasos d'agua, quando contou sobre o amado filho, que foi, a pouco tempo, morar na Espanha.

Tambem, acrescentou por inumeras vezes, que sabe ter sido, muito melhor para ele, por diversas razoes.

Mas.... o coracao, estava a reclamar.

Contava ela, a gente podia nao ve-lo todos os dias, mais sabiamos que estava por perto, e agora esta tao distante.

Em dado momento, descreveu o carinho para com ele , preocupando-se com a alimentacao, como se ele fosse para o deserto de Atacama, onde nao houvesse um mercado por perto. E deu para ele levar um desses shakes, que alimentam e suprem uma refeicao.

Rimos ate, eu e ela, porque a entendo bem, so coracoes maternos se entendem tao bem.

Contou ainda, que ao ve-lo todos os dias pelo computador, "bendita era digital" que alivia nossos coracoes saudosos.

Fica a cismar: " Sera que ele esta bem mesmo" porque sempre o ve so da cintura para cima.

Penso seria hilario, nao fosse divino esse amor maternal.

Ontem, enquanto jantavamos na casa desses queridos amigos, contei da cunhada de meu marido, que quando o filho foi para o exercito, preocupada, com as noticias de que la, nao havia boa comida, e de que seu menino ia ficar com vontade de determinadas guloseimas. Tinha o trabalho de costurar na roupa dele, pelo lado de dentro, chocolates, barrinha de cereal, pois tinha que ser escondido, a mochila era inspecionada.

Rimos ate, ao lembrar desse fato, e falamos a que ponto chegam as maes.

Eu entendo como ninguem essas amigas, e tantas outras, que tem hoje nesse mundo globalizado, seus rebentos voando para tao distante.

Meu filho, ja a quase 7 anos, esta no exterior, e pelo jeito nao volta, adora a cidade que mora, ja comprou seu apartamento, e faz carreira brilhante em seu trabalho.

Agora dizer que ja me acostumei, e contar historia, dizer que a saudade vai diminuindo e querer parecer valente.

Todos os dias quando nos escrevemos pelos MSN ou AiM, da vida, la vou eu com a pergunta fatidica, "Filho voce ta bem? Ou Filho ta tudo certo?"

Ele acha graca, porque todo dia, pergunto a mesma coisa, e eu respiro alivida, quando ele diz:

"Sim, mae, ta tudo otimo".

Mas, daqui, fico a cismar, sera que ta mesmo.

O faro de mae e incrivel, as vezes exagerado, mais so as vezes.

Nao tem jeito, na pratica nada funciona, como na teoria, aquela famosa frase, dita mecanicamente: " CRIAMOS OS FILHOS PARA O MUNDO" cai por terra, quando chega a hora, de entrega-los para o SENHOR MUNDO.

Ai que vontade que tenho, de pegar esse Senhor (mundo) e coloca-lo em seu devido lugar.

Dizer algumas verdades a Ele (o Senhor Mundo) comecaria assim:

" Olha aqui, o Senhor, nao gestou, nao pariu, nao trocou fraldas, nao amamentou, nao enxugou lagrimas, nao passou remedio em machucado, e ficou a assoprar, pra parar de arder.

Nao trouxe pra sua cama, em noites de insonia, nao ficou madrugadas inteiras a fazer uma papinha de farinha com agua, para ser colocada, em saco plastico, e encosta-la ao ouvido dele, que doia, tentando diminuir uma dor, de ouvido que doia mais em meu coracao.

Nao o levou para o primeiro dia na escola, e deixou la, com o peito quase a explodir de apreensao, e nao ficou tomando conta do relogio, para que a hora corresse, e chegasse finalmente o tempo de ir busca-lo, e ao ve-lo, aperta-lo, novamente em meus bracos, e olhar, para ter certeza que estava inteiro, que ninguem, havia lhe roubado um pedaco.

O Senhor (Mundo) nao assistiu de perto as primeiras vitorias na escola, nao o viu crescer como eu, pondo atencao a cada dia, nao cuidou do seu sono, da sua alimentacao, da sua formacao moral.

E hoje, tenho certeza que esse Senhor, nao se pergunta como eu me pergunto:

Por que nao fiquei mais com ele, quando podia?

Por que, nao o beijei mais?

Nao o segurei mais em meu colo?

Nao deixei todo trabalho do dia a dia, e me sentei mais no chao, para brincar de lego, (que ele amava montar) Por que , Por que ?????

Entao, essa frase feita, de que eles sao do "Senhor mundo" e muito facil de ser tida, mas muito dificil de ser vivida.

Eu nao posso subir um degrau e dizer a outras maes, que tem seus filhos longe, que tiro de letra, que acho facil.

So tenho a dizer que por um amor sem fim, que nem a gente sabe da onde vem, e que deve ter comecado em "Priscas Eras" pois, amor assim tao imenso, so pode ter sido construido atraves dos tempos.

Vamos sempre amainando o caminho deles, escondendo nossas saudades, nossas preocupacoes, nossa vontade imensa, de aperta-los em nossos bracos, agasalha-los com nosso carinho, protege-los com nosso amor.

E vamos dizendo pra nos, que e o melhor pra eles, que o importante e que estejam bem, e que sejam o mais feliz que puderem.

Afinal Mae e Mae......

Lenapena
Enviado por Lenapena em 25/04/2010
Código do texto: T2218979