A DECEPÇÃO COM O COMETA HALLEY

O ano de 1986 prometia ser um ano de grandes feitos, ano de copa do mundo, do surgimento do cometa Halley e mais uma série de outras coisas que não me recordo no momento. Mas o que realmente me interessava era ver o cometa que passava de setenta e seis em setenta e seis anos. Eu já não aguentava de tanta curiosidade, fazer parte da geração que iria ver o mais afamado cometa. O dia enfim chegou, meu pai e minha mãe nos chamaram pela madrugada que era a hora que poderia ser visto no Brasil. Eu olhava e falava “onde ele tá, não tô vendo nada? Só uma manchinha no céu.” Minha mãe então me respondia “esta manchinha que é o cometa.” Eu não entendia, porque tinha estudado na escola, que o cometa tinha uma calda fabulosa, que quando aparecia no céu é como se fosse o próprio sol, tudo ficava claro, até havia pessoas que diziam que era o fim do mundo. Fiquei ali pasmada olhando para cima a espera da luminosidade do cometa e nada. Alguns minutos se passaram e ele desapareceu. Fui para casa decepcionada. Entrei, tomei meu café matinal e fui para a escola, o comentário era o mesmo. Ninguém compreendia nada, o cometa de Halley não quis aparecer. “Quem sabe amanhã, ele deixa de ser vergonhoso e aparece melhor?” arriscou um de nossos colegas.

Bem depois das aulas, fui para casa e fiquei incomodada o dia inteiro. A noite chegou e procurei dormir o mais cedo possível, com a esperança do outro dia poder ver o cometa de Halley. Até sonhei à noite com o clarão invadindo minha janela e me acordando com um forte barulho. Pena que foi sonho! Meu pai nos acordou mais cedo ainda e para nossa surpresa nada de cometa, o dia amanheceu nublado. Senti tanta raiva que mal consegui me concentrar nos estudos. No entanto haveria mais dias para vê-lo e isso me animava.

Todos os dias foram assim, um após o outro me levantava para ver o tal cometa e nada de extraordinário acontecia, ele parecia mais um avião a jato, isso mesmo. Foi até o derradeiro dia sem grandes aparições.

Que decepção eu tive com o cometa Halley, sem contar que perdemos a copa do mundo.

Vania Morais
Enviado por Vania Morais em 22/04/2010
Código do texto: T2212878
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.